taumatina
Adoçante natural é a denominação usada para classificar os adoçantes encontrados na natureza. Conheça alguns dos principais adoçantes naturais: Esteviosina: bioadoçante sem calorias e de alta qualidade, é retirado da planta estévia.
Adoçantes naturais
Um deles concluiu que tomar bebidas diet ou com adoçante em vez de bebidas açucaradas ou sucos de frutas aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 5% a 7%. “Adoçantes artificiais alteram as bactérias intestinais, o que pode levar ao ganho de peso e ao risco de diabetes tipo 2”, diz Clifton.
Esse adoçante ou edulcorante de origem sintética é obtido pela transformação laboratorial da sacarose em um composto não calórico. A sucralose é edulcorante, portanto, é uma substância capaz de adoçar alimentos ou bebidas.
A stevia é um adoçante natural obtido da planta Stevia Rebaudiana Bertoni que pode ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outros doces, assim como em diversos produtos industrializados, como refrigerantes, sucos processados, chocolates e gelatinas.
Entre os adoçantes, temos a sucralose, que é de fonte natural, assim como o xilitol, a stevia e a taumatina, proveniente da cana-de-açúcar ou do milho, sofrendo uma reação química posterior. No caso do xilitol, ele vem do xarope de glicose, na maioria das vezes extraída do milho.
O Adoçante Stévia é um produto 100% natural, ou seja, é inteiramente puro. Além disso, ela não deixa aquele sabor amargo, e nem gosto de adoçante em seus alimentos....ADOÇANTE STÉVIA – PRODUTO PURO 100% NATURAL 40g – MELHOR QUE XILITOL
Aspartame Mais utilizado em bebidas dietéticas, o aspartame líquido contém 1,3 cal para cada 10 gotas consumidas e o adoçante em pó, 4 cal/g. Tem poder adoçante 200 vezes maior que o açúcar.
Gabriella Rivelli Ramos, os melhores adoçantes para diabéticos são os que não possuem calorias: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia. Os que são calóricos: como a frutose, o sorbitol e o xylitol devem ser consumidos com orientação de um especialista. Abraços.
Utilizado para dar sabor aos alimentos, o sal pode, se consumido de maneira desacerbada, fazer mal à saúde. No caso da hipertensão arterial, a substância é a principal vilã e o gosto que pode oferecer é o do perigo.