saúde. As deformidades da coluna vertebral raramente ocorrem num único plano e são geralmente em três dimensões. Muitas vezes, são definidas como uma deformidade de torção tridimensional da coluna vertebral e do tronco e podem ocorrer isoladas ou associadas. Os tipos mais comuns são: cifose, escoliose e lordose.
Estes desvios podem causar sintomas como dor nas costas, rigidez na coluna, e quando os nervos são afetados podem surgir sintomas de formigamento nos braços, mãos e dedos, ou pernas, pés e dedos. O tratamento nem sempre é necessário, ficando à critério médico.
É muito comum aparecer desvios na coluna sendo os mais comuns: Escoliose – que é o desvio lateral da coluna, para o lado direito ou esquerdo. Lordose - é o desvio das vértebras lombares para dentro. Cifose – é quando a coluna torácica se projeta para fora.
O que é a escoliose lombar? A escoliose lombar ocorre quando uma parte da coluna vertebral se curva para um lado. Isso pode acontecer em qualquer região da coluna, mas é mais comum na parte inferior das costas, conhecida como escoliose lombar, e na altura do tórax, denominada escoliose tóraco-lombar.
Além da curvatura da coluna, outros sinais e sintomas que podem surgir nos casos de escoliose lombar são:
Cirurgia de escoliose é necessária para curvas graves. A indicação de cirurgia depende da magnitude e da localização da curva, além da idade do paciente. Na escoliose idiopática do adolescente, a cirurgia comumente é indicada para curvas maiores que 45 a 50 graus.
Uma cirurgia de escoliose pode custar R$ 35 mil. Eduardo Carneiro, presidente voluntário da AACD, diz que o SUS cobre, no máximo, 25% do custo desse tipo de cirurgia e, em média, 16% de todos os procedimentos cirúrgicos do hospital.
Quem tem escoliose pode pegar peso? Pode, desde que esse peso seja compatível com a sua força muscular.