A questão central da Escolástica era a mesma da Patrística: compreender racionalmente o que dizia a fé. ... É importante esclarecer que a Escolástica não tem as mesmas características da filosofia grega, ou seja, não busca a investigação filosófica de forma autônoma e desvinculada da religião e da fé.
Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.
A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.
A Patrística disseminou os dogmas associados ao Cristianismo, defendendo a religião cristã e negando o paganismo. Por outro lado, a Escolástica, através do racionalismo, explicou a existência de Deus, do céu e do inferno. Abordou também as relações entre o homem, a razão e a fé.
Olá, A escolástica foi uma filosofia surgida durante o período medieval, tendo ascensão nos conventos, catedrais e nas universidades medievais ( foi nesse período que surgiram as primeiras universidades).
A Escolástica foi importante para o pensamento ocidental pois foi a forma filosófica que estruturou as primeiras universidades ocidentais, em uma época em que a educação ainda era considerada uma tarefa própria da Igreja, de modo que ela influenciou tudo o que era escrito e lido na Baixa Idade Média (Séculos XI a XV).
A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. ... O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História.
Resposta. O humanismo renascentista representa um movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período doRenascimento (séculos XV e XVI). O antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi o principal conceito em que esteve apoiado o pensamento filosófico da época.
O humanismo renascentista criou as condições para a Revolução Científica do século XVII ao substituir o transcendentalismo epistemológico, presente no pensamento medieval, pela ideia de imanência que caracterizou o naturalismo científico em sua fase inicial.