Quando temos muitos monossacarídeos ligados, ocorre a formação de um polissacarídeo, tal como o amido, o glicogênio, a celulose, a quitina, etc. Os glicídios são a fonte primária de energia para as atividades celulares, podendo também apresentar funções estruturais, isto é, formar estruturas celulares.
Os glicídios são os nutrientes de maior importância para o funcionamento do organismo: É o principal fonte energética do organismo e estão presentes em vários tipos de alimento (combustível celular). Reserva energética ( Plástica ou estrutural ), Ex: quitina e a celulose.
São glicídios formados pela união de grande número de monossacarídeos, através das ligações glicosídicas. Os mais importantes são os polímeros da glicose ou seja, aqueles formados por várias moléculas de glicose. Celulose: Encontrada principalmente nos vegetais, participa da constituição da parede celular.
A técnica de coloração utilizada para corar glicídios e glicoproteínas é a técnica chamada PAS. O termo é uma abreviatura da expressão Periodic Acid - Schiff, em inglês. Ocorre, neste processo, a coleração vermelho magenta, dado que o Schiff é produzido a partir do corante fucsina básica.