Todo o cristão que recebe o sacramento da Ordem compromete-se ao celibato com plena consciência e liberdade, depois de preparação de vários anos, profunda reflexão e assídua oração.
adjetivo Estado da pessoa que está solteira, de quem não é casado. Estado ou característica de celibatário; condição de solteiro.
Papa Inocêncio II
A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja.
Mas também foi uma manobra para impedir que os padres, que até então podiam se casar, deixassem herdeiros e dilapidassem o patrimônio da Igreja Católica — que estava cada dia mais rica e poderosa desde que o imperador Constantino se converteu ao catolicismo, no ano 312.
com o celibato os clérigos dedicariam-se com maior disponibilidade ao serviço dos outros homens; a pessoa e a vida do sacerdote são possessão da Igreja, que faz as vezes de Cristo, seu esposo; o celibato dispõe o sacerdote para receber e exercer com generosidade a paternidade que pertence a Cristo.
A medida foi confirmada em três concílios seguintes: em 1215, em 1545 e 1563. "Certos grupos de religiosos, principalmente os monges, sempre observaram o celibato, desde os primeiros dias da Igreja", aponta o padre Martin. "Por outro lado, muitos outros padres eram casados.
Dados divulgados no ano passado pelo Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mostram que o País tem 27,3 mil padres - uma média de um sacerdote católico para cada 7.
Igreja Católica no Brasil
O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais, com 64,6% da população brasileira declarando-se católica, de acordo com o Censo do IBGE de 2010.
Em 2016, a Igreja Católica contava aproximadamente com 1,329 bilhão de fiéis no mundo (ou seja, 19% da população mundial e mais de metade de todos os cristãos), distribuídos principalmente na Europa e na América, mas também em outras regiões do mundo.
Há 980 milhões de protestantes no mundo.
Sabe-se que existe atualmente cerca de 593 milhões de protestantes no mundo. O país mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com quase 163 milhões de seguidores.
Todo o movimento pentecostal no mundo inclui cerca de 590 milhões de pessoas.
O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV. No início do século XXI o cristianismo conta com entre 2,3 bilhões de fiéis, representando cerca de um quarto a um terço da população mundial, e é uma das maiores religiões do mundo.