A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche.
Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.
A doença dura aproximadamente 30 dias. A prevenção contra a coqueluche é através da vacina Tríplice que deverá ser administrada em crianças de dois meses até quatro anos e onze meses.
Sintomas da coqueluche
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas.
Produz as seguintes toxinas: a toxina pertussis (porção A), a toxina adenilato ciclase, a toxina dermonecrótica, a citotoxina traqueal e ainda LPS e endotoxina, presentes nas bactérias Gram negativo.
Coqueluche em recém-nascidos é transmitida principalmente pela mãe. A doença atinge o sistema respiratório e é causada pela bactéria bordetella pertussis. Os principais sintomas nos recém-nascidos são tosse agressiva — que pode fazer a criança perder o ar — e vômitos.
A coqueluche manifesta-se classicamente em três estágios: Estágio catarral: sintomas iniciais são semelhantes ao do resfriado (febre moderada, coriza, espirros e tosse irritativa). Estágio paroxístico: aproximadamente duas semanas após, a tosse torna-se irritativa, com espasmos (paroxismos) de tosse.
A Coqueluche é uma doença infectocontagiosa transmitida pela Bordetella pertussis, bactéria de fácil propagação e contágio, também conhecida como tosse comprida ou tosse aguda, Por isso, a coqueluche é muito semelhante a outros tipos de doenças.
Pneumonia é a inflamação dos pulmões, normalmente causada por uma infecção. Há vários tipos de pneumonia, a mais comum é causada pela bactéria chamada Streptococcus pneumoniae.
TESTE: você é hipocondríaco?
Diagnóstico de Hipocondria O diagnóstico da hipocondria em geral envolve primeiramente um exame físico, em que o médico irá verificar se o paciente realmente tem alguma condição física. Além disso, o médico fará uma avaliação psicológica, conversando sobre os sentimentos e comportamentos do paciente.
Um hipocondríaco é um indivíduo que acredita na presença de doença. Geralmente reconhecem a presença de sinais e sintomas das mais variadas patologias no seu próprio corpo, entrando por vezes em estados de pânico. É tido como um distúrbio psiquiátrico, necessitando muitas vezes de ajuda médica especializada.