Essa plantinha tem sido usada como um remédio natural que funcionaria como analgésico, anti-hemorrágico, tônico, diurético e também no auxílio ao tratamento para artrite, dores de cabeça e problemas nos dentes e nas gengivas, segundo o site Cura pela Natureza.
Euphorbia hirta L., popularmente conhecida por erva andorinha, tem sido utilizada no tratamento de distúrbios respiratórios e como antiespasmódico.
Como reconhecer Planta herbácea de ciclo anual, a erva-de-santa-luzia tem hábito de prostrado a ascendente, podendo alcançar entorno 50 cm de altura. O caule é semi-ereto, variando de verde a avermelhado ou arroxeado, com pilosidade clara, branca ou até amarela.
Como cuidar de trapoeraba-roxa
Auxilia na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário; É rica em proteínas, fibras e sais minerais como cálcio, magnésio e zinco; Possui ação anti-inflamatória e antirreumática. É uma planta muito rústica, mas que não tolera períodos muito secos.
Utilização da Trapoeraba Ela é um importante diurético, utilizada em forma de chá, na medicina popular, para evitar retenção de líquidos, eliminar toxinas do organismo e na prevenção do envelhecimento precoce. Ela auxilia na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário.
Rega: 2 a 3 x por semana. Dê preferência à mistura de terra e areia para manter o solo drenado, sempre úmido, e evitar as condições favoráveis ao surgimento de pragas ou apodrecimentos das raízes. Iluminação: meia-sombra. O lambari de folhas roxas é capaz de se adaptar ao sol pleno, mas vá devagar.
Devem ser cultivados à meia-sombra ou sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, mantido úmido. Planta tipicamente tropical, não é tolerante ao frio rigoroso e às geadas, mas adapta-se muito bem às estufas em países de clima temperado.
O abacaxi-roxo é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, cultivada em diferentes regiões tropicais do mundo por suas qualidades como ornamental. Ela forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas.
Ainda que fique lindo em jardins, o abacaxi roxo pode ser cultivado em interiores, desde que o vaso seja posicionado próximo a janelas com bastante luminosidade. Quando mantido em ambientes muito sombreados, o abacaxi roxo tende a ficar mais pálido, com as folhas em uma tonalidade mais desbotada.
Devem ser cultivados sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.
Podem ser consumidos quando bem maduros ou utilizados após cozimento em receitas. É considerado uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Seu maior atrativo se dá como planta ornamental devido ao pequeno porte, não passando de 50 centímetros de altura.
O pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evite molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes. Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhe de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.
Procure não exagerar na rega: o abacaxi pode ser regado duas vezes por semana bem no meio da coroa, desde que esteja dentro da sua casa. Em 24-36 meses você terá o seu próprio abacaxi. Com certeza, o sabor dele será ainda mais especial.
Apesar de o abacaxi ser uma planta de ciclo de vida longo (chamado "perene" pelos botânicos), cada pé dá apenas um fruto. Após a colheita, portanto, retire algumas mudas e refaça sua plantação.
QUANTO TEMPO LEVA DO PLANTIO À COLHEITA? O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
A substância mais usada é o carbureto de cálcio, que pode ser preparado do seguinte modo: em uma vasilha com capacidade para 20 litros e com tampa, colocam-se 12 litros de água limpa e fria, e em seguida 50 a 60 gramas de carbureto de cálcio; fecha-se bem a tampa e sacode-se a vasilha, até não se ouvir mais a ...
PLANTIO Indicado entre o fim do período seco e o início do chuvoso, mas pode ocorrer em qualquer época do ano se houver irrigação no local. Opte por solo bem drenado, não sujeito ao encharcamento, de textura areno-argilosa ou leve, com pH entre 4,5 e 5,5.
Pode colocar a planta de abacaxi em um plástico com poucas maçãs por algumas semanas durante o inverno. Ao apodrecer, as maçãs liberam etileno o que estimula o florescimento. Uma vez que a planta floresce , demora vários meses antes decrescer a fruta.
Sua melhor época é nos meses de agosto, setembro e outubro. Já o abacaxi, dá em poucas épocas. Sendo uma fruta tropical, seu melhor mês é dezembro e boa parte do ano (de abril a setembro) ele é caro e menos gostoso.