A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
R$ 750,00
Contenção é o termo utilizado para identificar o período que o paciente usa o aparelho de contenção. O conselho dado a todo paciente é usar o aparelho a noite por pelo menos 30 meses após a remoção do aparelho fixo. Durante este tempo, uma contenção fixa inferior ficará colada atrás dos dentes inferiores.
Normalmente, os profissionais pedem para os pacientes utilizarem a contenção inicialmente durante 24 horas por dia. Após observarem estabilidade no tratamento, eles diminuem o uso para apenas noturno, até que finalmente poderão solicitar a finalização do uso do aparelho móvel.
Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos.
Quanto tempo tem que ficar com o aparelho móvel. O aparelho deve ser usado pelo maior tempo possível. O ideal, é tirá-lo apenas no momento de comer, mas na prática, ele sempre acaba sendo retirado durante uma certa parte do dia. ... Em relação ao tempo, o ideal é sempre seguir à risca as orientações do dentista.
Os cuidados necessários com a contenção ortodôntica móvel A falta desse costume pode contribuir para que o dente saia da posição ou cause um trauma oclusal. De acordo com as observações do ortodontista do seu caso, pode ser diminuído o tempo da contenção. Um exemplo é passar somente a utilizar quando for dormir.
Sim. Pode dormir com aparelho móvel caso seja necessário e indicado pelo dentista.
Pode-se beber água com aparelho móvel, mas sucos e refrigerantes não devem ser tomados com aparelho. ativar os aparelhos de acordo com as recomendações. O aparelho móvel pode pressionar os dentes mas nunca deve machucar.
É natural que o paciente sinta dor nos primeiros dias, mas se ela persistir por muito mais tempo ou estiver ferindo suas bochechas e gengivas, o ideal é voltar ao dentista para uma avaliação dessa situação.
O especialista explica que é muito fácil limpar esse tipo de aparelho: basta usar água e sabão neutro ou pasta de dentes, se preferir. Se quiser reforçar a limpeza, o dentista ainda dá uma dica preciosa: “Basta imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas”.
O objetivo da contenção como o próprio nome já diz é conter os movimentos que foram feitos durante o tratamento ortodôntico. Não havendo movimentação não deve gerar dor. Acredito ser interessante marcar uma consulta com o seu dentista para avaliação.
O que fazer para melhorar a adaptação ao aparelho móvel?
Faça uma solução com bicarbonato de sódio Para eliminar todos os microrganismos e tirar o cheiro de saliva do aparelho móvel, a principal dica é apostar no bicarbonato de sódio - ingrediente que tem forte ação antisséptica, combatendo o crescimento bacteriano.
Encaixe a contenção nos dentes. Verifique se a placa de plástico está bem encaixada no céu ou base da boca e se os fios estão bem posicionados ao redor dos dentes da frente e de trás. Entre em contato com o seu dentista se a contenção não se encaixar propriamente.
Luciana garante que o aparelho não atrapalha o beijo. “Afinal, não se beija com os dentes. O máximo que pode acontecer é, algumas vezes, ele arranhar os lábios da outra pessoa. Por isso, é bom deixar aqueles beijos apressados de lado e se dedicar a beijos com mais suavidade, calma e movimentos amplos”.
Todo mundo precisa usar o aparelho móvel após o tratamento com o aparelho fixo? Na verdade, o aparelho móvel é bastante utilizado na finalização do tratamento com o aparelho fixo, principalmente por adultos, com o objetivo principal de evitar que os dentes voltem ao lugar que estavam antes do uso do aparelho fixo.
Quem já realizou um tratamento ortodôntico sabe com é sentir aquela alegria no dia de retirar o aparelho fixo. Mas, em geral, logo após essa etapa, um outro tipo de aparelho entra em cena: o de contenção. Ele serve para manter o alinhamento dos dentes, impedindo que eles voltem a entortar após o fim do tratamento.
O aparelho ortodôntico móvel é aquele que fica encaixado na boca, podendo ser retirado pelo paciente quando ele quiser. ... No geral, o aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dos dentes, organizando assim as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.
O aparelho móvel, também conhecido como aparelho de contenção, complementa os resultados alcançados pelo uso de aparelho fixo. A estabilidade de um sorriso bonito e da posição dos dentes depende de diversos fatores, que vão desde os cuidados básicos de higiene bucal até a disciplina em usar aparelho móvel.
De quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção no aparelho móvel? Os resultados das manutenções são sentidos durante 5 a 10 dias. Durante esse período, o aparelho faz a movimentação adequada aos novos sentidos impostos pelo dentista.
Após o fim do tratamento ortodôntico, os dentes acabam ficando em uma situação de adaptação e baixa estabilidade. Por conta disso, há a instalação de contenções ortodônticas inferiores e superiores, podendo ser fixas ou removíveis. Não há como garantir que os dentes permanecerão em uma mesma posição para sempre.
Conheça as etapas do tratamento ortodôntico Na maioria dos casos, as etapas do tratamento são: montagem de dispositivos, alinhamento e nivelamento dos dentes, encaixe da oclusão, finalização estética e contenção.
Não há uma reposta do tipo exata para tal questão, porém, os especialistas apontam que desde o momento em que o aparelho é montado nos dentes do paciente, ele já começa a fazer efeito e a realizar mudanças, mesmo que sutis, a princípio.
CRO-MG: 18894 O tratamento ortodôntico termina quando os melhores resultados funcionais e estéticos possíveis conseguem ser obtidos. Em alguns casos, no entanto, o paciente decide tirar o aparelho antes que o processo tenha chegado ao fim.