O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”.
Substantivo Sobrecomum: relacionado com pessoas, por exemplo, a palavra "anjo", utilizada para os dois gêneros: Mariana é um anjo de pessoa; Ricardo é um anjo que apareceu na minha vida. Substantivo Epiceno: relacionado com animais, é utilizado com os termos "macho" e "fêmea" para identificar: cobra macho; cobra fêmea.
nos substantivos sobrecomuns não há marca de distinção de gênero; nos substantivos comuns de dois gêneros a distinção de gênero é feita através de artigos (o, a, um, uma) e outros determinantes (aquele, esta, meu,…).
Explicação: Comum de dois gêneros: apenas o artigo muda. Sobrecomum: apenas um adjetivo determina o gênero do substantivo.
Assim como os substantivos sobrecomuns, os substantivos epicenos também não sofrem flexão de gênero. A diferença entre eles é que os substantivos epicenos são utilizados apenas para designar animais de ambos os sexos....O que são os substantivos sobrecomuns?
substantivo masculino O descendente masculino em relação aos seus pais: este é meu filho. ... [Figurado] Algo ou alguém que tem sua origem ou resulta da junção de certas forças ou influências: filho da tragédia; filho do talento.
É ônus da parte levar a testemunha à audiência, por não se aplicar a condução coercitiva. ... Será válida prova testemunhal produzida por declaração escrita. Salvo a inspeção judicial, as provas terão de ser produzidas na audiência de instrução e julgamento.
Os relativamente incapazes podem ser admitidos como testemunhas, desde que não haja outra causa impeditiva. Admite-se a prova exclusivamente testemunhal para os negócios jurídicos cujo valor não ultrapasse o décuplo do maior salário-mínimo vigente no país, desde que a testemunha não seja única.