“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.
pois no decorrer da história, as reflexões filosóficas estiveram expressamente presentes na formulação do pensamento humano, já a educação, se dá como o processo de perpetuação da cultura, que precisa ser cultivado e passado de geração em geração.
Resposta. Resposta: a) A relação da filosofia com a educação e formação humana se dá por meio da inserção de um forma independente de se pensar, o que é introduzido pela razão, de forma a gerar um pensamento crítico individual.
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
Semelhança: Ambas exercem o senso crítico de determinada coisa, buscando a verdade. Diferença: Na filosofia o senso crítico é baseado na razão, que pode ser imaterial, por exemplo. Na ciência o senso crítico é baseado na verdade alcançada através de experimentos e comprovações, sem o uso da razão.
As principais características da Filosofia são: a) negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
A filosofia contribuiu com o desenvolvimento do método científico da ciência moderna. ... Em oposição às teses positivistas, apareceu o filósofo da ciência Karl Popper (1902 – 1994) com a obra A Lógica da Pesquisa Científica (1934), propondo um critério de demarcação entre ciência e não-ciência.
Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo. Ora, dentro da Filosofia isso acontece a partir de uma sequência de operações lógicas que busca atingir um resultado. O Método é importantíssimo para a legitimação do resultado atingido.
A filosofia, tal como todas a áreas do conhecimento, tem um objecto e um método de estudo. ... A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.
O método em que se usa a filosofia é o método diário: para aprender a filosofia não se deve esquecer que a filosofia visa um olhar mais crítico por nós.
A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é útil. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião, etc.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.