O Pêndulo é um instrumento de medição além de serem amplificadores de reflexos geralmente imperceptíveis. Em particular o Pêndulo nos dá suas respostas através de suas movimentações ao captar a energia.
S = So + Vo. t ± (at²)/2, em que:
Podemos afirmar que os principais fatores que interferem na aceleração gravitacional de um planeta são: a massa e o volume. COmo sabemos, as variáveis massa e volume são majoritariamente importantes pois da relação entre elas duas surge o valor relacionado a densidade do planeta.
A força gravitacional está diretamente ligada à massa do corpo. Isso significa que corpos com mais massa possuem maior força gravitacional, ou seja, corpos de menor massa possuem menor força gravitacional.
Pela Lei da Gravitação Universal, a força gravitacional é proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância. Já pela Segunda Lei de Newton, quando a aceleração é constante, a força é igual ao produto da massa pela aceleração.
A resistência do ar aumenta com a velocidade do corpo, por isso a aceleração do objeto em queda diminui com o aumento de sua velocidade, atingindo uma velocidade máxima, a partir da qual o corpo cairá em movimento retilíneo uniforme (MRU).
Consideramos a queda livre como o movimento quando algum objeto é solto ou abandonado do repouso (velocidade inicial igual a zero) a partir de uma certa altura em relação ao solo, em uma região onde haja aceleração gravitacional.
Queda livre é um movimento vertical que consiste na queda dos corpos sem o efeito da força de atrito. Aqui na Terra alguns corpos que caem de pequenas alturas em relação ao chão fazem-no de maneira próxima a uma queda livre ideal.
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha).
Resumindo, o corpo leve tem uma massa pequena, logo uma inércia pequena e o corpo pesado tem uma massa grande, logo uma inércia grande. Então eles cairão com a mesma velocidade, partindo ambos do repouso. A força maior atua sobre a massa maior e a força menor atua sobre a massa menor.
Como todos os objetos caem do mesmo modo, deve haver algo que seja comum a todos eles: de fato, possuem a mesma aceleração de queda, que é a aceleração gravitacional. Com a mesma aceleração, todos os objetos ganham velocidade na mesma proporção.
Felix Baumgartner
Alcançando a fronteira com Nova Gales do Sul em 1978 e com o Território do Norte em 1984, os sapos na fronteira ocidental desenvolveram patas maiores ao longo do tempo, o que se crê que seja uma causa para sua facilidade em viajar. Estima-se que os sapos-cururus migram a uma velocidade de 50 km ao ano.