O músculo ciliar possui uma grande importância na visão das pessoas. Isso porque é ele que controla a acomodação do olho para que possamos visualizar os objetos em várias distâncias e regula o humor aquoso que passa pelo canal de Schlemm.
O músculo ciliar está localizado no interior do corpo ciliar (uma das divisões da úvea ou túnica vascular do globo ocular) e é responsável pela acomodação da lente ou cristalino; e os músculos esfíncter da pupila e dilatador da pupila estão localizados na íris, outra divisão da túnica vascular.
A função do cristalino é a de fazer com que esses raios sejam focados de forma nítida sobre a retina. A imagem daí resultante apresenta-se invertida na retina.
A teoria clássica de Helmholtz(1) propõe que o músculo ciliar ao se contrair produz um relaxamento das fibras zonulares, aumentando a espessura e a curvatura do cristalino e por conseqüência, aumentando o seu poder dióptrico.
Já quando o músculo ciliar relaxa, o cristalino se estica e fica com a curvatura menor, mais achatado, para focalizar objetos distantes.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
Você conhece as principais partes do olho humano?
A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.
A visão tem importância primordial em todos os aspectos de nossa vida cotidiana. Diferentes áreas do cérebro, assim como diferentes processos de percepção, são responsáveis por funções visuais específicas, tais como a percepção de movimento, cor e profundidade.
Resposta. Resposta: A condição que possibilita a visão compreende dois tipos de células que estão localizadas na retina do olho humano, os cones e bastonetes, que enviam a informação para o córtex visual, responsável pelo processamento.
Para enxergarmos um objeto é preciso: luz, campo de visão e distância adequada. O objeto a ser observado deve ser iluminado, seja por uma luz natural (sol) ou artificial (lâmpada). Além disso, o objeto deve estar dentro do nosso campo de visão.
Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. ... É por esse motivo que, de acordo com a posição que um objeto se encontra ou dependendo da posição da fonte de luz, forma-se uma sombra do objeto.