É um bactericida (usualmente usados em conjunção com compostos de amônio quaternário), frequentemente usado no lugar de azida de sódio em tampões biológicos como 2-fenoxietanol é menos tóxico e não reativo com cobre e chumbo. É usado em muitas aplicações tais como cosméticos, vacinas e medicamentos como um conservante.
Methylisothiazolinone (MIT) Conservante de ação bactericida, não liberador de formaldeído, bastante empregado na indústria cosmética brasileira, principalmente em combinação com outros preservantes para uma ação de amplo espectro.
Metilcloroisotiazolinona ou metilisotiazolinona (Methylisothiazolinone and methylchloroisothiazolinone): Conservantes químicos que estão entre os irritantes, sensibilizadores e causas mais comuns de alergias de pele. Encontrado em: shampoo, condicionador, sabonetes corporais. Também listado como timerosal.
BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL É um aldeído, líquido incolor a amarelo pálido com um poderoso, odor floral doce.
Confira, abaixo, os malefícios de alguns ingredientes que fazem parte da composição da maioria dos shampoos e condicionadores convencionais.
Existem dois ingredientes básicos na composição do shampoo: água — que compõe 80% do volume do cosmético — e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. Sem ele, o produto não conseguiria eliminar todos os óleos, a graxa e aquela sujeira que aparecem diariamente nos fios.
Fragrance/Parfum (fragrância/perfume) Em um cosmético, a fragrância pode derivar de óleos essenciais/flores e plantas (como geralmente ocorre em cosméticos naturais/orgânicos) ou pode ser sintética.
Parabenos são conservantes que protegem produtos contra o crescimento de fungos e bactérias. Amplamente usados na indústria cosmética em produtos para o cabelo, maquiagens e até lenços umedecidos, essas substâncias são constantemente relacionadas ao desenvolvimento de algumas doenças.
O sulfato é um tipo de sal que pode ser adicionado ao shampoo para intensificar a higienização dos fios e couro cabeludo. A principal característica dos produtos com esse componente é a formação de bastante espuma na hora da lavagem.
O sulfato é um sal de ação detergente, mas é bem diferente do sal de cozinha, o cloreto de sódio (NaCl). Este também está presente na composição dos produtos, mas age como emulsificante, deixando o shampoo com textura mais viscosa, e é o menos agressivo dos dois.
O agente responsável pela formação da espuma em abundância é o sulfato e seus derivativos, e sua função é apenas complementar a fórmula dos produtos já que outros agentes também cumprem a função de higienização dos fios.
O petrolato pode ser identificado também como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida. Independente da denominação, ele tem como função deixar os fios macios. Mas, na verdade, é uma "falsa maciez".
O no poo proíbe o uso de substâncias como petrolatos, sulfatos e silicones insolúveis, permitindo apenas os solúveis em água. Já o low poo impede o uso de petrolatos e sulfatos fortes, mas aceita a utilização de silicones insolúveis. Afinal, eles são facilmente removidos dos fios com o uso de um shampoo sem sulfato.
No post de hoje, nós iremos listar algumas substâncias que são prejudiciais ao cabelo especialmente ao nosso tipo, o cacheado....Então, na hora de escolher seu produto, evite qualquer cosmético que contenha uma dessas palavras na composição.
No low poo, são liberados shampoos que contenham compostos limpantes mais leves, que não agridem tanto a fibra capilar. Eles costumam fazer menos espuma, o que muitas pessoas estranham, e limpam sem retirar a proteção natural dos fios.
Os melhores shampoos low poo
Principais AGENTES SURFACTANTES que promovem limpeza mais suave e liberados para Low Poo: Cocamidopropyl Betaine, Sodium Lauroyl Sarcosinate (não é sulfato), Lauryl Sulfoacetate, Sodium Cocoyl (ou Lauryl/ Lauroyl) Sarcosinate.
Na hora de lavar o cabelo, entretanto, a regrinha continua a mesma: sulfatos no shampoo são proibidos para No Poo e Low Poo.
Para começar a usar a técnica Low Poo, você precisa lavar seus cabelos uma última vez com um shampoo com sulfatos, porém sem petrolatos. Agindo assim você vai garantir que seus cabelos fiquem livres de resíduos e estejam preparados para sua rotina Low Poo.
O co wash é uma limpeza suave, feita com condicionadores específicos para este fim ou produtos cuja composição seja adequada para tal. ... Quem faz Low Poo pode fazer co wash, assim como quem não faz técnica nenhuma, desde que continue lavando os fios periodicamente com shampoo.
O no poo bane qualquer químico agressivo, como sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis. Enquanto isso, o low poo bane apenas os sulfatos pesados e petrolatos.
Os produtos com “nenhum shampoo” são os livres de sulfato, petrolato, parafina e óleo mineral. ... Geralmente, os parcialmente liberados contém óleo mineral na composição, mas por não conter os outros ingredientes, já apresentam resultados diferentes do que os produtos tradicionais.
A filosofia dos produtos liberados propõe uma limpeza mais suave, pois não conta com a ação detergente dos surfactantes. Ou seja, por ser mais suave, ela não limpa os fios tão profundamente o que nos leva aos outros componentes que devem ser evitados por quem segue essa técnica de limpeza capilar.
“No-Poo” (algo como “nenhum-xampu”) e “Low-Poo” (ou “pouco-xampu”) são ambos métodos de lavagem capilar que se propõem a cuidar dos cabelos da forma mais natural possível, ou seja, sem agressões químicas. São técnicas de limpeza dos fios geralmente feitos com bálsamos limpantes suaves em vez de xampu tradicionais.
Na técnica de No-poo não se usa shampoo algum nas lavagens e para a limpeza, as pessoas usam o tal de co-wash (que vem de conditioner wash), que é a lavagem com condicionador. ... Resumindo, quem usa o No-poo lava o cabelo com o condicionador e quem faz Low-poo, usa shampoo sem sulfatos fortes.
O que é low poo A técnica low poo tem como objetivo diminuir ou eliminar o uso de compostos nocivos como sulfatos e petrolatos usando shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes que não contenham esses componentes em suas formulações. ... Assim, os shampoos tradicionais acabam apenas mascarando os danos aos cabelos.
Isso porque os shampoos Low Poo, são compostos por agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar, não alterando a estrutura cuticular. Muitos deles fazem menos espuma que os shampoos comuns e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural dos cabelos. NO POO significa sem shampoo.