Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro, segundo Philip Kotler. O objetivo do Marketing é identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência.
Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
Os conceitos centrais de marketing (necessidades, desejos, demandas, produtos, troca, transações e mercados) estão interligados numa relação causal direta. Esta relação tem como princípio a base da construção da própria fundamentação teórica do marketing.
Philip Kotler explica que Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
Quando se coloca uma empresa para funcionar, basicamente, ela pode seguir cinco tipos de orientação de marketing diferentes. Então, é possível ser voltada para produtos e serviços, vendas, produção, marketing, mas também para uma orientação holística.
20 ações de marketing que você precisa executar para obter resultados incríveis!
“O Marketing Societal sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo e fornecer as satisfações melhor do que a concorrência, de modo que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade”.
Orientação para o Marketing - assume que, para atingir os objetivos das atividades de marketing, procura satisfazer, assim, as necessidades e desejos dos mercados- alvos. Essa orientação se apóia em quatro pilares: foco no mercado, orientação para o consumidor, marketing coordenado e lucratividade.
Marketing holístico é uma filosofia corporativa que considera o negócio como um todo, e não como uma entidade com diversas partes. Em outras palavras, uma cultura que envolve todos os membros e áreas da empresa para gerar uma imagem positiva para o consumidor e resultados positivos para a organização.
O marketing social corresponde a um conjunto de iniciativas realizadas por uma empresa com fins sociais, sem pensar em comercializar algo. Sim! Ao invés de focar na venda de produtos e serviços, ele preza a promoção da empresa por meio de ideias e atitudes em prol da sociedade, em diferentes sentidos.
Marketing esportivo é um segmento de marketing que tem como objetivo criar negócios e atrair clientes para empresas inseridas no universo do esporte. Para isso, as ações são implementadas envolvendo pessoas e instituições ligadas ao esporte: clubes, atletas, personalidades influentes, eventos e ligas, por exemplo.
Segundo Pitts & Stotlar (2006), "Marketing Esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formatação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa".
18), Marketing Esportivo “consiste em todas as atividades designadas a satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores esportivos através dos processos de troca”, através de dois eixos: um voltado ao marketing de produtos e serviços esportivos diretamente para os consumidores, e o outro voltado para a promoção ...
O Marketing Esportivo é um conceito do braço do marketing e atua como uma plataforma de comunicação, engajamento e relacionamento entre o esporte (atletas, clubes e campeonatos); os torcedores e apreciadores; e claro, as marcas. Explorando a paixão, ele consegue aliar experiências com negócios.
Patrocinadores. Buscar patrocinadores é uma das principais ações para promover o Marketing Esportivo. Afinal, é preciso que haja recursos para realizar as campanhas — e eles vêm dessas empresas ou personalidades que decidem fazer esse investimento em prol do esporte.
Uma das grandes características do marketing esportivo, segundo Oliveira e Pozzi (POZZI, L., OLIVEIRA, M. ... 1996.), é o envolvimento de eventos, times, contratos de endorsement (testemunhal de atletas), ligas e compra de espaços de mídia em eventos esportivos.
O conceito de marketing esportivo vem da segmentação do marketing que utiliza o esporte como plataforma para ferramenta de comunicação corporativa ou institucional. É importante pensar em negócios, mas não é fator determinante. Pode-se utilizar da ferramenta para emocionar, engajar e cativar o público.
As redes sociais mostram-se um ótimo ambiente para ações de custo mais baixo e alto engajamento dos fãs do esporte, além de serem uma forma de medir a audiência e o alcance dos clubes.
Aos Fatores Culturais relacionam-se a absorção de valores, percepções, preferências e comportamentos adquiridos, especialmente, pela convivência com familiares ou outras instituições. Os Fatores Sociais dizem respeito às influências geradas por grupos de referência, família, papéis sociais e status.
O marketing verde é uma estratégia de marketing orientada à consciência ecológica. Foca em produtos e serviços que beneficiam o meio ambiente ou simplesmente em vender a imagem de que sua empresa é eco-friendly. Com forte apelo ambiental, vincula a sua marca a uma imagem ecologicamente consciente.
Ou seja, o marketing verde condiz como a empresa se porta em questões ambientais, seja por meio de sua imagem institucional, produtos e serviços que entrega, meios para conquistar o cliente, eficiência energética, enfim, tudo o que diz respeito a empresa e ao meio ambiente, sendo entregue em uma imagem de consciência ...
0,5 pontos PERGUNTA 8 O que a empresa ganha quando adota o marketing verde? a. Eficiência no uso de materiais.
Ou seja, o seu negócio tende a crescer cada vez mais. Sendo assim, as vantagens do marketing verde são ganho de credibilidade, diferencial competitivo, aumento dos lucros e redução dos custos, além disso, a possibilidade de crescimento do negócio.
Considerando isso, para que as empresas possam aplicar o Marketing Verde é necessário que as atividades empresariais se sustentem a partir de quatro pilares conceituais:
Princípios do marketing verde
Segundo várias fontes, para que uma empresa seja considerada verde, ela deve separar e reciclar seus resíduos, por exemplo, matéria orgânica inorgânica e papel. Outro aspecto importante é economizar energia, usando, por exemplo, holofotes LED, ou obter energia de fontes renováveis, como painéis solares.
Confira cinco maneiras que a fazem as organizações ajudarem o meio ambiente:
Sustentabilidade empresarial é um conceito que está relacionado ao conjunto de ações que a empresa toma que permitam crescer economicamente (afinal, esse é o objetivo dos negócios) respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade como um todo.
O conceito “ecologicamente correto” Assim, se uma mercadoria ou serviço foram produzidos a partir de processos ambientalmente sustentáveis, convencionou-se atribuir a eles o termo “ecologicamente correto”, ou seja, que não agride o meio ambiente.