Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.
Traduzindo: onde tem linha contínua amarela não pode ultrapassar e nem mudar de pista ou fazer retorno. Mas a conversão pode, desde que seja para acessar uma garagem e estacionamento onde tenha guia rebaixada para veículos. As tachas e os tachões, quando houver, são para dar mais visibilidade àquele trecho.
Multa (R$ 195,23 e 5 pontos). Códigos de enquadramento: 604-11 (direita) e 604-12 (esquerda). Para caracterizar esta infração, é obrigatória a existência de placa R-4a ou R-4b.
Faixa tracejada ou seccionada: são linhas amarelas com espaçamentos, os quais permitem a ultrapassagem. Faixas de traçado contínuo e tracejado: consiste em duas linhas dispostas lado a lado. Neste caso, uma é contínua e a outra é tracejada, sendo que a ultrapassagem é permitida somente do lado tracejado.
Características. Traçado contínuo: linhas sem interrupção. Tracejada ou seccionada: linhas interrompidas, com espaçamentos de extensão igual ou maior que o traço. Setas, símbolos e legendas : informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando a sinalização vertical existente.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.
As três cores do semáforo são:
Este sinal de trânsito costuma ter apenas duas cores: vermelho e verde. O sinal vermelho é simbolizado pela figura de um ser humano estático, que representa perigo ao atravessar a rua. O sinal verde significa que é seguro fazer a travessia, sendo este normalmente representado pela figura de um ser humano em movimento.
As placas de trânsito servem para orientar as regras de tráfego, informar sobre as condições da via e alertar sobre proibições, restrições e obrigações no uso do local, dentre outras funções.
O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres.