O SISNAMA é formado por órgãos e instituições ambientais, que por sua vez, são compostas pelo Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Ministério Público. A estrutura do Sisnama é estabelecida no artigo 6º da Lei 6398/81 em seis níveis político- administrativos diferenciados.
São eles:
O Ministério do Meio Ambiente é o órgão central da estrutura. Abaixo dele está o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Este é o responsável pela execução das principais políticas e diretrizes a respeito do meio ambiente.
Concurso IBAMA: carreira
A Flora é, inicialmente, um elemento biótico do Meio Ambiente, essencial à manutenção da vida na Terra. Na esfera jurídica, a Flora é também um bem ambiental. ... Também pertencem à Flora as bactérias, fungos e fitoplânctons. O termo Flora, conforme já anunciado, é o conjunto de espécies vegetais de determinada localidade.
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
A biodiversidade da Caatinga é rica, abrigando diferentes espécies de animais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, há registros de 178 espécies de mamíferos, 591 espécies de aves, 177 espécies de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 espécies de peixes e 221 espécies de abelhas.
Muitas das espécies de animais encontradas na Caatinga são endêmicas, sendo 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves....Dentre as espécies de animais que podem ser encontradas nesse bioma, podemos citar: