Basicamente, um CLP é composto pelas memórias ram (leitura e gravação) e rom (de leitura, apenas), por uma CPU inteligente, com capacidade de memória considerável, e por várias portas de comunicação – saídas e entradas para interagir com outros elementos da automação, como sensores, atuadores, mesas coordenadas, ...
Como o próprio nome diz, a principal função do CLP é o controle. Com ele é possível controlar o maquinário através de comandos pré-programados. Além disso, o CLP é capaz de receber dados de diversos componentes, possibilitando um ajuste mais preciso e assertivo de toda a produção.
É mais fácil alterar a lógica de funcionamento de um processo utilizando um CLP porque nas ligações dele não há conexão física entre os dispositivos de entrada e os de saída, diferente de em um painel elétrico convencional.
O que é ciclo de varredura no CLP? Scan é a leitura cíclica feita no programa ladder, é o ciclo de varredura feito para rodar o programa no clp. O SCAN é na verdade uma rotina cíclica que o CLP realiza de maneira a ler todo o programa criado pelo usuário. Assim ele analisa o estado atual e sabe o que deve fazer.