EQST

Quando Usar O Verbo Ser No Plural?

Quando usar o verbo ser no plural?

# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verboser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.

Como utilizar e ou são?

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.

Quando se usa o verbo ser e estar?

Ser: verbo que dá sentido de existência e características de uma pessoa ou coisa. Fácil, portanto, compreender a oração "Ella es una amiga mia". Estar: verbo que expressa lugar e tempo com precisão; expressa o estado de uma pessoa e os momentos delimitados de uma ação.

Como explicar para um estrangeiro a diferença entre o verbo ser e estar?

- Ele é brasileiro. - Ela é mulher....

São ou estão?

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Que horas são ou é?

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

São 4 horas da tarde ou e 4 horas da tarde?

Retomando a regra anterior para responder à dúvida entre são uma hora da tarde ou é uma hora da tarde, a resposta é muito simples. Se o relógio marca uma hora, é uma hora da tarde. O verbo precisa concordar com “uma hora”.

São uma hora e uma hora?

O fato de ele estar atrasado não justifica o erro de concordância. O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia.

Faz dois dias ou fazem?

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Faz três anos ou fazem?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Faz cinco anos ou fazem cinco anos?

A forma certa como se escreve a expressão é faz cinco anos, com o verbo conjugado no singular. Isso ocorre porque a expressão é impessoal e o verbo fazer deve ser sempre conjugado na 3. ª pessoa do singular quando isso ocorrer.

Faz anos ou fazem anos?

O verbo FAZER, quando indica tempo decorrido, é impessoal. Isso significa dizer que ele não possui sujeito e que deve sempre ser utilizado na terceira pessoa do singular. Ou seja, ele nunca muda de forma. Por exemplo: Faz dois anos que não o vejo.

Como se escreve 5 anos?

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto. Exemplo: Faz 5 anos que o professor Rafael leciona.