Existem dois grupos principais de receptores adrenérgicos, α e β, apresentando vários subtipos: os receptores α têm os subtipos α1 (um receptor acoplado a uma proteína GQ) e α2 (um receptor acoplado Gi). A fenilefrina é um agonista seletivo do receptor α. os receptores β possuem os subtipos β1, β2 e β3.
A maioria das ações da adrenalina ocorre no sistema cardiovascular. A adrenalina aumenta a força de contração cardíaca (efeito inotrópico positivo: ação β 1) e aumenta a frequência cardíaca (efeito cronotrópico positivo: ação β1). Estes efeitos levam a uma maior demanda de oxigênio no miocárdio.
BLOQUEADORES ALFA1 Os fármacos desse grupo diminuem a pressão arterial por meio do bloqueio dos receptores alfa1 nas arteríolas e vênu- las. Em conseqüência, espera-se maior redução pressórica quando na posição ortostática.
Resposta. Resposta: Taquicardia, aumento da contratilidade do miocárdio e aumento da liberação de renina.
Sua estimulação leva a vasoconstrição, contração do músculo liso geniturinário, relaxamento do músculo liso do trato gastrintestinal, secreção salivar, broncoconstrição, glicogenólise e gliconeogênese.
São agonistas receptores adrenérgicos que relaxam a musculatura lisa das vias aéreas e inibem a liberação de mediadores broncoconstritores pelos mastócitos. Os b-agonistas estimulam a adenilato ciclase e aumentam a formação AMPc intracelular.
A ação broncodilatadora dos β2-agonistas se dá através da ativação do receptor β2-adrenérgico (Rβ2A) acoplado à proteína G na superfície celular. A ativa- ção desse receptor leva ao aumento da atividade da adenilciclase, enzima que catalisa a conversão do ATP em AMPc.
Os efeitos colaterais mais comuns do Aerolin incluem tremores, dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos, palpitações, irritação na boca e garganta, cãibras, diminuição dos níveis de potássio no sangue, vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar, desmaio e arritmias cardíacas.
O sulfato de salbutamol é um agonista beta2-adrenérgico seletivo indicado para o tratamento ou prevenção do broncoespasmo. Ele fornece ação broncodilatadora de curta duração na obstrução reversível das vias aéreas devido à asma, bronquite crônica e enfisema.
O sulfato de salbutamol é um agonista seletivo dos adrenoreceptores ß2. Em doses terapêuticas, atua nos adrenoreceptores ß2 da musculatura brônquica, com pouca ou quase nenhuma ação sobre os adrenoreceptores ß1 do músculo cardíaco.
A MAIORIA DAS PESSOAS QUE USA ESTE MEDICAMENTO NÃO RELATA PROBLEMAS. PORÉM, COMO ACONTECE COM TODOS OS MEDICAMENTOS, ALGUMAS PESSOAS PODEM APRESENTAR REAÇÕES ADVERSAS. COMUMENTE OU MUITO COMUMENTE FORAM RELATADOS TREMOR, DOR DE CABEÇA, TAQUICARDIA (AUMENTO DA FREQUÊNCIA DOS BATIMENTOS DO CORAÇÃO) E CÂIMBRA MUSCULAR.
Vasodilatação periférica e um pequeno aumento compensatório da frequência cardíaca podem ocorrer em alguns pacientes. O sulfato de salbutamol pode causar um discreto tremor na musculatura esquelética, em geral, as mãos são claramente afetadas.
Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade. O tempo para início de ação do sulfato de salbutamol xarope é cerca de 30 minutos. O salbutamol tem duração de ação de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.