Ativos Ambientais são os bens adquiridos pela companhia que têm como finalidade controle, preservação e recuperação do meio ambiente. ... Os ativos operacionais podem sofrer desgaste acelerado em função de sua exposição obrigatória ao meio ambiente poluído. Nesse caso, de acordo com RIBEIRO & GRATÃO (2000; p.
Como vimos, o giro do ativo (GA) é uma comparação de quanto a empresa vende – seja em produtos ou serviços – em relação ao total de ativos que ela possui. Isso faz com que a fórmula para realizar o cálculo do giro do ativo seja a seguinte: GA = Receita Líquida / Total médio de ativos.
Para calcular o Giro do Ativo Total, é utilizada a seguinte fórmula: Giro de Ativos = Venda / Ativo Médio.
Capital de giro próprio Como o próprio nome diz, esse tipo de capital é o que a empresa possui, sem necessidade de empréstimo. Corresponde à diferença positiva entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
Quanto mais alto for o ROA, mais eficiente é a companhia. Isso porque ela é capaz de gerar mais lucros com ativos menores. Se uma empresa apresenta um ROA baixo, pode significar que seus investimentos foram direcionados para projetos pouco rentáveis. também pode significar que a seus ativos tem baixa produtividade.
Como calcular o ROIC O ROIC resulta no percentual de retorno gerado pela empresa com o uso de seu capital investido. Para encontrar este valor o seu cálculo é feito dividindo o lucro operacional, sem impostos, pelo capital da empresa.
O ROA (Retorno sobre Ativos) é uma métrica que indica a rentabilidade de um empreendimento ou investimento, usando ativos como régua e instrumento de comparação.
ROA = 25/430 = 0,0581, ou 5,81%. ROE = 25/(300+30) = 0,0758, ou 7,58%. Nem sempre um rendimento positivo significa um bom negócio. É sempre necessário comparar o rendimento entregue pela empresa com o rendimento desse capital a uma taxa livre de riscos.
Quando considerar um ROE "bom" Atualmente um ROE é considerado bom quando acima de 15% (anual). Para efeitos de comparações, utiliza-se empresas do mesmo setor – e sempre observando a média dos últimos 5 anos para verificar a constância do indicador em cada uma delas.
Analisando os indicadores de retorno
O GAF deve ser calculado e associado com algumas variações existentes na área administrativa e financeira de uma empresa, seguindo a seguinte fórmula:
O Grau de Alavancagem Financeira, ou simplesmente GAF, evidencia quais os efeitos das variações ocorridas no Lucro Antes dos Juros e do Imposto de Renda que refletem no Lucro Líquido. As relações são as seguintes: Quanto maior for o GAF da organização, maior será o endividamento e o risco financeiro.
Com isso, são utilizados no calculo os lucros anteriores e posteriores aos pagamentos de juros, relacionados na fórmula:
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
Ponto de equilíbrio econômico = custos e despesas fixas + custo de oportunidade/margem de contribuição; Ponto de equilíbrio econômico = (R$ 5.
Nesse caso, a fórmula é a seguinte: Ponto de equilíbrio contábil = Valor do custo fixo / Valor monetário da margem de contribuição.
No ponto de equilíbrio, também chamado de break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é quando os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios.
Ponto de equilíbrio é quando a receita total da empresa é exatamente igual à soma de custos e despesas. Ele é calculado para saber quanto, em número de transações ou dinheiro, é preciso vender para bancar as operações sem ter prejuízo.
O cálculo do Ponto de Equilíbrio se dá em 3 passos: Levantar os Gastos Fixos mensais. Calcular a Margem de Contribuição (receitas menos custos variáveis) Aplicar a fórmula: Ponto de Equilíbrio = Gastos Fixos / % Margem de Contribuição.
Mas a verdade é que calcular o Ponto de Equilíbrio de um negócio é uma tarefa bastante simples. Para isso, basta que o gestor subtraia os Gastos Fixos do negócio pelos Gastos não Desembolsáveis multiplicado pela Margem de Contribuição.
A fórmula então é: Margem de contribuição = preço de venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis). Veja abaixo as fórmulas do cálculo: Contábil = Custo e despesas fixas / Margem de contribuição.
Para calcular o break even point por faturamento, basta dividir os custos fixos pelo índice da margem de contribuição (IMC). A margem de contribuição é determinada pela subtração dos custos variáveis do preço de um produto. Este é o montante que será usado para cobrir seus custos fixos.
E descobrir esse número é bem simples, basta aplicar a fórmula BP = Custo Fixo ÷ Índice da Margem de Contribuição, que é a mesma a ser inserida numa planilha, caso queira saber como calcular break point even point no Excel.
MENOR OU IGUAL (