Resposta. os fungos costumam ser classificados em três grupos taxonômicos embora seja considerados quatro:os zigomicetos, ascomicetos, os basidiomicetos, deuteromicetos. zigomicetos são fungo mais simples, com hifas assepladas, aqui se incluindo o bolo-do- pão e alguns fungo parasitas de animais.
Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
Os fungos costumam ser classificados em três grupos taxonómicos embora sejam considerados quatro: os Zigomicetos, os Ascomicetos, os Basidiomicetos e os Fungos imperfeitos. Estes últimos não são um verdadeiro filo mas um grupo de fungos cujas estruturas sexuadas não estão bem identificadas.
Principais grupos de fungos
O Reino Fungi é dividido em seis filos. Dentre eles, quatro são mais importantes: Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota. Veremos a seguir cada desses quatro filos. Zygomycota: O zigomiceto mais conhecido é o Rhizopus stolonifer, bolor que se desenvolve em pães, frutas e doces.
Embora a maioria dos fungos não possua flagelo, essa estrutura está presente na linhagem basal de fungos (quitrídios). Assim, a sinapomorfia dos opistocontes é a presença de flagelo em posição posterior, em contraposição aos outros eucariontes que possuem flagelos em posição anterior na célula.
Existem vários tipos de micoses de pele, que podem ser classificadas dependendo da área afetada e do fungo que está na sua origem.
Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
Apesar de serem inúmeras as doenças causadas por fungos, algumas principais são:
1. Micose da pele
Tratamento para Micose de pele. O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.
Um bom remédio caseiro para micose de pele é colocar uma compressa de sálvia na região porque ela possui propriedades cicatrizantes que ajudam na recuperação da lesão. Molhe uma gaze ou um pedacinho de algodão com o óleo essencial de sálvia e passe em toda a região com micose.
1. Use medicamentos antifúngicos. O tratamento pode ser feito com medicações antifúngicas em forma de creme, gel ou via oral. Contudo, o tratamento ideal deve ser prescrito pelo médico, que vai avaliar o tipo de micose e o local afetado.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
Alguns remédios caseiros que compõem a “força tarefa” para acabar com os fungos: Coloque a unha no sumo de vários limões ou passe o limão diretamente sobre a unha (mas cuidado com o sol); Derrame um copo de vinagre de maçã em um recipiente com água. Deixe os pés de molho por 20 minutos e, logo após, seque bem.
A micose de unha é uma infecção comum, causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que compõe a maior parte da unha. Se não tratado, o processo infeccioso pode se espalhar por toda a unha, e até mesmo para outras unhas, tornando o tratamento mais difícil.
A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
Lakesia é uma solução antimicótica indicada para problemas de micoses superficiais. Apresenta em sua formulação 0,5% de iodo, 1,0% de iodeto de potássio, 2,0% de ácido salicílico, 2,0% de ácido benzoico e 5,0% de tintura de benjoim, que associados apresentam uma ação fungistática, fungicida e antisséptica.