Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. ... “Admiro alunos estudiosos” (adjetivo) “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva. Isso porque possui a função sintática de um adjetivo, que é atribuir qualidade ao nome).
3 - Quanto à classificação das orações subordinadas adjetivas abaixo, a correta opção é: Os pais que cuidam dos seus filhos merecem aplausos. Esta equipe, cujo técnico não incentiva seus atletas, sempre perde. A casa, onde mora, parece abandonada. A) restritiva, restritiva, explicativa.
No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.
5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa Essa oração aparece sempre depois do verbo ser. Como por exemplo: O melhor é que aprendi a matéria. O melhor é / que aprendi a matéria.
Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. - causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
A alternativa em que ocorre oração subordinada adjetiva: A. A resposta que você me deu foi satisfatória. A oração "que você me deu foi satisfatória" se refere ao substantivo "resposta", caracterizando-o e restringindo seu sentido.
Oração subordinada adjetiva restritiva são as que restringem o significado de alguma palavra na oração. Não vêm separadas do resto do período por vírgula. ... sintaxe período simples e composto 4.
As orações subordinadas adjetivas exercem a função sintática própria ao adjetivo, isto é, de adjunto adnominal. Essas orações aparecem, geralmente, introduzidas por pronomes relativos (que, onde, quem, quanto, cujo, etc).
Resposta: A) Na oração destacada no primeiro trecho classifica-se como orações subordinada adjetiva; A destacada no segundo trecho classifica-se como orações subordinadas adjetiva.
Alternativa b: substantiva objetiva indireta. A oração subordinada substantiva objetiva indireta tem função de objeto indireto, ou seja, completar o sentido de um verbo que, neste caso, é "lembrar".
QUANTO MAIS SE ESTUDA, mais se aprende. Oração subordinada adverbial proporcional. "QUANDO OS PORCOS BAILAM adivinham chuva."
Em que alternativa a oração em destaque classifica-se como subordinada substantiva? Governo que não negocia não conquista aliados.
O padre quer que todos participem da celebração. É verdade que você será candidato? No período acima há oração subordinada substantiva: Subjetiva.
Em qual das opções abaixo a oração subordinada substantiva está classificada errada? Parece que todos estão mortos. (apositiva) Insistimos em que deve haver julgamento.
1- “Pode-se dizer que a tarefa é puramente formal.” No texto acima temos uma oração destacada que é ________e um “se” que é ________. (NÃO ACEITO RASURA) a) Substantiva objetiva direta, partícula apassivadora.
A oração subordinada substantiva predicativa exerce papel de predicativo do sujeito do verbo da oração principal e vem sempre depois do verbo ser. Por Exemplo: Nosso desejo era sua desistência.
Resposta. A classificação das orações destacadas é a seguinte: Deduzo que a encomenda ainda não chegou (Oração subordinada substantiva objetiva direta).
Oração subordinada substantiva objetiva indireta É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada. As crianças necessitam de que cuidemos delas.
Orações subordinadas substantivas são orações que têm a mesma função que um substantivo na frase. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. As orações subordinadas substantivas exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
Oração subordinada substantiva objetiva diretaA oração subordinada substantiva objetiva direta, que chamaremos apenas oração objetiva direta, é aquela que tem função de objeto direto. Completa, portanto, um verbo transitivo direto.
Subjetiva: É pouco provável que exista vida em outro planeta. Objetiva Direta: Todos esperavam o que era de melhor. Objetiva Indireta: Não gosto de que você saia à noite. Completiva Nominal: Tenho conclusões de que haverá paz no futuro.