Geometria linear, angular, trigonal plana, tetraédrica, bipiramidal, octaédrica são exemplos de geometrias moleculares.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
Classificação das cadeias carbônicas
Cadeias fechadas Podem ser classificadas quanto à presença de um anel aromático ou não. ... - aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples.
Nem todo composto aromático tem anel. O anel benzênico é UM dos aromáticos. Existe uma regra, chamada Regra de Hückel, que diz que um composto, para ser aromático, tem de ter 4n + 2 elétrons pi. O benzeno tem 6 - e por isto é aromático (n = 1).
Resposta. Mononucleares: Cadeias carbônicas que possuem apenas um anel benzênico. Polinucleares: Cadeias carbônicas que possuem mais de um anel benzênico. Que podem se subdividir em : Núcleos Isolados: Os anéis aromáticos na cadeia carbônica estão separados distintamente.
Sabe a resposta?
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY. Os hidrocarbonetos podem se subdividir em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cíclicos e aromáticos.