Os Complexos I, III, e IV da cadeia transportadora de elétrons são bombas de prótons. ... À medida que a ATP sintase transforma a energia, ela catalisa a adição de um fosfato ao ADP, capturando a energia do gradiente de prótons na forma de ATP.
A função da cadeia respiratória ou cadeia de transporte de elétrons é a formação de moléculas de ATP, processo chamado fosforilação oxidativa.
Figura 2. Complexo ATPase responsável pela produção de ATP a partir de mecanismo quimiosmótico. ... Energia resultando do movimento de prótons do lúmen do cloroplasto para o estroma dirige a rotação da subunidade γ do CF1, e a interconversão dos lados de ligação e originam a molécula de ATP.
A passagem do elétron na primeira etapa da cadeia de transporte de elétrons faz com que os prótons sejam bombeados do estroma para o lúmen do tilacoide. ... Os prótons se difundem para fora do lúmen do tilacoide através da enzima ATP sintase, produzindo ATP no processo.
A respiração celular e a síntese de ATP. ... Em organismos sem mitocôndria, como bactérias, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa glicose e oxigênio e produz ATP, gás carbônico e água.
Fotofosforilação: é a adição de fosfato em presença da luz, a substância que participa desta etapa é o ADP, formando ATP. É nesse processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.
A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. ... Sendo assim, a fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química.