Além dos bolores, há também outros fungos conhecidos: os cogumelos, as orelhas-de-pau, comuns em troncos apodrecidos, e as leveduras como o fermento de pão. Na fabricação de pães, as leveduras (fermento biológico) desenvolvem um papel fundamental para que se obtenha um pão “fofo” e macio.
Cogumelos comestíveis: Conheça os 6 tipos mais saudáveis para sua alimentação! Paris, Shitake, Shimeji, Portobello, Porcini e Trufas. Veja os poderes nutricionais de 6 tipos de cogumelos comestíveis para a saúde.
Páginas na categoria "Fungos venenosos"
Não é verdade! Um cogumelo pode ser tóxico para os seres humanos e não o ser para insectos e outros animais. Por exemplo, os coelhos e as lesmas consomem Amanita phalloides (Chapéu da morte) pois são imunes às suas toxinas. O sabor desagradável não significa que o cogumelo é venenoso.
Procure os que têm lamelas beges ou amarronzadas. Embora alguns cogumelos com lamelas brancas sejam comestíveis, a cor é típica da família mais mortal de cogumelos venenosos, as Amanitas.
Esses cogumelos são encontrados na natureza. No Brasil, sua presença é comum em fazendas onde há criação de gado - pois eles crescem no esterco.
Resultados indicam que uma dose baixa de psilocibina melhora o ânimo e reduz a ansiedade dos pacientes com câncer avançado; tais efeitos duram entre duas semanas e seis meses.
Cogumelo maduro Prepare o chá bem fervido, preencha um recipiente com tampa (como uma garrafa bem fechada) com o minimo de ar possível e congele. A água fervida perde maior parte do oxigenio livre. A vitamina C é opcional.
Você pode acondicionar os cogumelos em local fechado e seco por até 5 dias, sem problemas. Se for ficar mais tempo, o ideal que guarda-los dentro de algum pote fechado com algum anti-mofo ou sílica laranja dentro.
O chá de cogumelos é a solução líquida produzida pela infusão de fungos do gênero Psilocybe ou Amanita em água quente, também conhecidos como "cogumelos mágicos", com propósito cerimonial ou recreativo. A atividade psicotrópica do chá se deve às substâncias psicoativas extraídas do fungo.
Um exemplo é o uso de cogumelos alucinógenos, que fazem com que nosso corpo perceba coisas que não estão acontecendo, ou seja, causam alucinações. O princípio ativo dos principais cogumelos alucinógenos, também chamados de mágicos, é a psilocibina.