Tipos de drenagem
A drenagem do solo pode ser feita de diversas formas, as mais comuns são:
Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva).
Drenagem natural do solo: Escoamento natural do excesso de água do solo e/ou subsolo. Drenagem superficial: Processo de remoção do excesso de água da superfície do solo para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola.
drenagem exorreica. Uma ou mais drenagens cujo fluxo sangra de um lago interno para regiões mais baixas e que pode acabar atingindo outro(s) lago, mar ou oceano.
Os locais (calhas, canos, canais, rios, córregos, etc.) que acomodam os fluxos de água de drenagem, quando estes seguem repetidamente o mesmo caminho, são ditos canais de drenagem. Estes canais, quando interligados, formam necessariamente uma rede dendrítica, dita rede de drenagem.
A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial.
Pode-se fazer esta drenagem por meio de tubos, canais, valas, túneis e fossos, utilizando também auxílio de motores para o escoamento. A drenagem pode ser feito por canais artificiais (feitos por encanação, tubos ou até mesmo de concreto e outros matérias) ou naturais, utilizando rios ou córregos que acessam o local.
Quando os solos têm excesso de água, acumulando-a por qualquer motivo natural ou artificial, é recomendado proceder com sua drenagem, para que ganhe maior e melhor resistência, aeração e estruturação. Com isso, controla-se igualmente a elevação do lençol freático, assim como se contribui para evitar a salinização.
Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar. O processo de drenagem consiste no processo de escoar e “enxugar” a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
Podemos afirmar que a técnica utilizada para retirar o excesso de água do solo é a de drenagem. A forma mais eficaz de retirar o excesso de água de um solo alagado é através das técnicas de drenagem, o que pode ocorrer por meio de diferença de pressão, por exemplo.
Montagem de vasos
A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam. Utilize pequenos cacos de telhas, argila expandida ou brita e faça uma camada no fundo do vaso, preenchendo toda a circunferência. Observe atentamente se esses elementos não estão tapando os furos e obstruindo a passagem da água.
Use a terra para nivelar o jardim e cubra toda a superfície com areia. A ideia da utilização desse material é ajudar, ainda mais, a manter a terra no lugar sempre que ela for molhada. Por cima dessas camadas posicione a manta de drenagem, de modo que cubra toda a extensão do jardim. Finalize colocando as pedras.
A manta de bidim deve ser coloca no fundo do vaso, entre a base de pedras de argila, que evitam o empoçamento da água, e o substrato, pois ela serve justamente para reter a drenagem do substrato. Isto significa que somente a água escorrerá para o fundo do vaso.
Materiais que substituem a manta de drenagem ou bidim. Você pode substituir a manta por qualquer tecido poroso, de preferência que tenha alguma coisa sintética na composição, caso contrário, terá se decomposto com o tempo.
Coloque uma camada de terra entre as pedras.
Tire uma pequena parte e cole onde irá começar a vedação na telha. Desenrole a fita e vá apertando para fazer a fixação; – Ligue o maçarico e passe suavemente pela em cima da fita de manta asfáltica para que ela amoleça e cole ainda mais.
Após a cura da argamassa de regularização, aplicar o VEDACIT PRIMER ASFÁLTICO para mantas. Homogeneizar o produto e, em seguida, aplicá-lo puro, em uma única demão, respeitando o consumo mínimo por m² e o tempo de secagem de 3 a 5 horas, na temperatura de 25 °C.
2 - Aplique O VUCAN MANTA LÍQUIDA usando brocha, pincel, trincha, rolo de espuma ou desempenadeira de aço. 3 - Aplique O VUCAN MANTA LÍQUIDA na superfície no sentido horizontal espere o prazo de secagem e aplique outra demão na vertical, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias.