Assim, um texto do gênero dramático apresenta esses dois tipos de conteúdos: o discurso direto das personagens e as indicações cênicas (rubricas ou didascálias). Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena.
O narrador, mais do que dizer, ele próprio, o que outra pessoa ou personagem disse, assume o o lugar da outra pessoa em seus sentimentos, desejos, receios, pensamentos, enquanto coloca sua própria narrativa. Em outras palavras, é uma mistura dos discursos direto e indireto.
Apresentação do Tema
Discurso é um elemento que faz parte da linguagem dos seres humanos, podendo ser falado ou escrito. ... Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso.
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.
No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.
O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
Resposta: Os dois textos tem discursos diferentes . O texto 1 é um discurso indireto , já o texto 2 é um discurso direto . Explicação: Discurso direto : é a linguagem que vem direto dos personagens; o narrador cede a voz ao personagem para expressar sua ideia.
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.
Na nossa literatura encontramos três tipos de discursos textuais: →discurso indireto: onde somente o narrador fala. ... Por se tratar de texto dramático, feito para teatro o discurso é direto. O que seria o narrador é representado por um palhaço que abre as portas das cenas, também em discurso direto.
Por se tratar de texto dramático, feito para teatro o discurso é direto. O que seria o narrador é representado por um palhaço que abre as portas das cenas, também em discurso direto.
Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem.
Assim, geralmente nos livros o discurso direto poderá ser identificado por meio do uso do travessão. Além disso, em em textos científico o discurso direto poderá ser visto por meio da colocação de aspas dentro da frase que foi falada pelo autor, transcrevendo sua forma literal.
1. a) O discurso empregado na fala dos personagens foi o discurso direto.
No primeiro quadrinho há o uso do discurso indireto, já que o discurso da mãe é enunciado por outra personagem, no caso, por seu filho Calvin. ... Os verbos “pudermos” e “temos” no segundo quadrinho estão conjugados no modo indicativo.
Para fazer a passagem do discurso direto para o discurso indireto, precisamos fazer as seguintes mudanças....Tempos verbais.