Podemos considerar como ambientes terrestres a litosfera (rochas), a hidrosfera (águas) e a atmosfera (gasosa) que tem na sua composição gases como o oxigênio, nitrogênio, argônio, entre outros e os chamados gases do efeito estufa, onde podemos citar o CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano), o vapor de água, como os ...
Dos 70% restante, a maior parte é absorvida pelo solo e pelos oceanos e uma fração residual é absorvida pela atmosfera. Os Gases de Efeito Estufa (GEE) mais relevantes são: o vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.
A Biosfera consiste na união de três camadas,são elas: Hidosfera = camada de água do planeta; Atmosfera= camada de gás do planeta; Litosfera= camada de solo,rochas.
AS QUATRO ESFERAS DA TERRA Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. ❖ Atmosfera: é a camada de ar que envolve o nosso planeta.
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.
As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Resposta: Estima-se que a atmosfera terrestre tenha surgido há cerca de quatro bilhões de anos. Essa camada de gás formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos provenientes do interior da Terra emergiram.
A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.
Já as algas marinhas produzem oxigênio em excesso, que é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. Nesse processo, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados são do Instituto Brasileiro de Florestas.
A White Martins é uma das principais produtoras de oxigênio hospitalar do país.
De onde vem a maior parte do oxigênio que respiramos, das árvores ou das algas marinhas? O oxigênio produzido pelas algas passa para o ar porque, quando há gás demais na água, ele extravasa para a atmosfera. ... Portanto o grande pulmão do mundo são os oceanos e não a Amazônia.
Mas é correto afirmar que a "Amazônia é o pulmão do mundo"? A resposta é não. Na realidade, quem merece esse título são as algas marinhas. ... Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos e demais animais, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio.