O lixo eletrônico causa diversos danos ambientais, sendo que os principais são contaminação por metais pesados, danos à saúde pública e redução do tempo de vida dos aterros.
Todo descarte inadequado de lixo, seja ele de qual tipo for, prejudica o meio ambiente por meio do aumento da poluição e da possibilidade de contaminação do solo e das águas.
Danos derivados do lixo eletrônico Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.
Esses equipamentos poluem o ambiente, além de gerar grandes impactos negativos, que prejudicam a saúde humana e a natureza. Os eletrônicos têm em sua composição o mercúrio, um metal líquido, além do chumbo e do cádmio, elementos químicos que danificam o meio ambiente.
B)O lixo eletrônico causa um grave problema para o meio ambiente, pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. ... A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos.
São alguns dos perigos do descarte inadequado ao meio ambiente: O chumbo, o bário e outros metais pesados, presentes em TVs, monitores e câmeras quebrados e despejados no solo. ... A trituração destes equipamentos para reuso geram emissões, novamente, de dioxinas bromadas, hidrocarbonetos e metais pesados tóxicos.
O chumbo, que pode estar presente no lixo eletrônico, ao ser descartado na natureza, pode contaminar o lençol freático, os rios e voltar para nos contaminar dentro de alimentos como peixes e crustáceos". Publicado em 9 de outubro de 2020.
Todos os anos, cerca de 2 milhões de toneladas de e-lixo são descartadas no país. ... Mas um outro tipo de lixo vem ganhando cada vez mais preocupação: o e-lixo ou lixo eletrônico. Isso porque o acesso e consumo, cada vez maior, a equipamentos eletrônicos, tem gerado um desejo de troca constantes dos produtos.
O ponto principal de fazer o descarte correto de eletrônicos é evitar o impacto ambiental. Afinal, quando um aparelho eletrônico é descartado em algum lugar inadequado, a natureza acaba absorvendo os componentes, o que pode ajudar no desgaste dos recursos naturais.
Um dos principais problemas reside no fato de que o descarte em local incorreto pode gerar diversas contaminações. O uso de aterros sanitários inadequados, por exemplo, faz com que o solo e os lençóis freáticos sejam contaminados. Em outros casos, é o ar que sofre com a poluição pela emissão de gases.
Uma empresa que faz o descarte correto para o e-lixo é a PARCS que é especializada na manufatura reversa de resíduos eletrônicos, você pode levar seu lixo eletrônico para a Parcs e, caso faça seu cadastro como empresa, descrevendo os resíduos eletro eletrônicos que deseja descartar, ela agenda a coleta sem custos.
Para um descarte certo e ecológico, procure a fabricante da impressora que, de acordo com a PNRS, deve recolher os itens produzidos por ela mesma e destinar à reciclagem - outra opção são empresas específicas que reciclam eletrônicos. A eCycle te dá um help na busca por um destino correto.
Neste sentido, existem alguns pontos de coleta de lixo eletrônico espalhados pelo Brasil, desde empresas específicas até cooperativas de reciclagem. Uma boa dica é procurar serviços desse tipo em sua cidade antes de simplesmente jogar o aparelho de TV no “meio da rua” e esperar a coleta de lixo municipal passar.
Como descartar ou doar um móvel velho?
Solicitar o serviço de descarte de guarda-roupas usado ou demais móveis velhos, pode ser a solução sustentável que você procura. Constituídos em sua maior parte de MDF ou MDP, os armários usados são destinados à reciclagem e viram biomassa, produzindo combustível para indústrias.
Onde fazer a doação de móveis usados
Onde doar móveis usados em São Paulo
Como conseguir doação de móveis usados?...Entre os principais tipos de instituições que aceitam doações de móveis, estão: