México e Brasil, as duas maiores economias da região, foram também os maiores responsáveis por essas emissões. Individualmente, cada um dos países emitiu cerca de 5% do que a China lançou na atmosfera durante o ano passado.
As atividades humanas caracterizam-se pela emissão de gás carbônico (dióxido de carbono) em grandes quantidades - o gás carbônico é responsável por 57% do efeito estufa. O metano, por sua vez, produz 12% do aquecimento global, mas também é 25 vezes mais ativo que o dióxido de carbono.
O efeito estufa é um evento normal e necessário para a sobrevivência da espécie humana. Ele é simplificadamente explicado como uma camada de gases , constituída principalmente pelo CO2, presente acima da atmosfera que impede a dispersão noturna de todo o calor recebido pela Terra durante o dia.
dióxido de carbono
3)Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa adicional são: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e ozônio (O3).
Os outros principais emissores são: agropecuária (12%); uso da terra, mudança no uso da terra e silvicultura (6,5%); processos industriais de produtos químicos, cimento e outros (5,6%); e resíduos, incluindo aterros e águas residuais (3,2%).
oxigênio
A atmosfera da Terra é uma mistura de nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e pequenas proporções de outros gases, como o dióxido de carbono.
oxigênio
Propriedades atômicas e físicas