Resposta: O Expressionismo é uma vanguarda artística europeia do século XX. Suas principais características são: uma visão trágica do ser humano; exagero e distorção dos temas, pessimismo; a arte visava refletir as angustias; deformidade do mundo real; Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo.
Movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX. O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
O fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores.
Havia a predominância do uso de cores fortes e vibrantes (roxo, verde, amarelo, azul e vermelho), utilizadas de modo arbitrário e sem correspondência com o real. Estas cores, sempre em seu estado puro, simplificavam as formas.
Os pintores fauvistas foram influenciados por: Van Gogh, através de seu emocionalismo e ardor passional no uso das cores, e por Gauguin, com seu primitivismo e visão sintética da natureza. A nova estética obedece aos impulsos instintivos ou as sensações vitais.
A principal característica do Fauvismo é a utilização de cores puras, sem misturas, e que delimitam, dão volume, relevo e perspectivas às telas. Quanto a temática do fauvismo, era basicamente coisas simplistas, sem nenhum intenção de gerar uma crítica. Era basicamente uma forma de expressar emoções, como alegria e paz.
Na verdade o cubismo tem três características principais: -Demonstra os objetos escolhidos em cubos. -Descreve a natureza morta com poucas cores, fazendo contrastes de sombras mais fortes entre tons de claro e escuro. -Não utiliza a perspectiva, os são desenhos denominados por figuras geométricas e são sobrepostos.
Características do cubismo
Principais características do futurismo
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
As características da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno. A pretensão do abstracionismo lírico é transformar manchas de cor e linhas em ideais e simbolismos subjetivos. ... O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo.
A vanguarda europeia tinha por características principais o conceitualismo na arte, a rejeição aos modelos academicistas e a crítica política e social. ... São exemplos de vanguardas europeias o cubismo, o futurismo, o dadaísmo e o absurdismo.
As vanguardas europeias foram movimentos artísticos (artes plásticas e literatura), ocorridos na Europa durante o século XX, que apresentavam como principais características a oposição ao academicismo (tradicionalismo) e a adoção de projetos inovadores e experimentais.
As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo. ... A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo. Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte.
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Futurismo, Expressionismo.
Entre as principais correntes de vanguarda estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.
Resposta. Resposta: O Cubismo rompeu com os princípios da tradição clássica e buscou novas soluções para a representação artística, como a decomposição, a fragmentação e, principalmente, a geometrização das formas. Os pintores cubistas negavam a objetividade e a linearidade dos realistas.
O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes. ... Os movimentos de Vanguarda ganharam corpo no continente durante o fim do século XIX e se consolidaram no início do século XX.
O que eles queriam era esquecer os conceitos românticos de individualismo, a valorização do sentimento e da emoção. O momento histórico colaborou com a mudança. O que era feio passou a ser considerado belo. “Lá na Europa, o Modernismo surge em decorrência das duas grandes Guerras Mundiais do século 20.
As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. ... Por essa razão, a tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo de criação artística e literária.
Resposta: As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
A palavra vanguarda deriva da palavra avant-garde, que em francês significa guarda avançada que é aparte frontal de um exército. ... Essa palavra foi dada usada na arte para designar os movimentos artísticos que romperam com os modelos clássicos que eram empregados nas escolas conservadoras.