A ciência está em constante movimento. Novas descobertas, teorias, conceitos e fórmulas no ramo da física ajudam o homem a explicar o mundo e a forma como nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor.
Nascido em 18 de fevereiro de 1745 e falecido em 5 de março de 1827, Volta foi um químico e físico italiano e pioneiro na pesquisa de eletricidade e energia. Ele é creditado como o inventor da bateria elétrica e o descobridor do metano.
Nascido em 15 de setembro de 1929 em Nova York, ele é um físico americano que recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1969 por seu trabalho na teoria das partículas elementares.
A descoberta da estrutura do DNA foi uma das mais importantes realizações científicas na história da humanidade. Contudo, o machismo presente na academia científica apagaram a história e as contribuições de pioneiras como Rosalind Franklin. A química britânica trabalhou e influenciou as investigações sobre a estrutura do DNA, além de pesquisar sobre vírus, o carvão mineral e o grafite.
Em 1954, ganhou o Prêmio Nobel de Física por sua contribuição fundamental no desenvolvimento da Mecânica Quântica, especialmente na interpretação estatística da função de onda.
Uma das primeiras imagens que nos vem à mente quando pensamos em Isaac Newton é de uma maçã caindo em sua cabeça e ele descobrindo a lei da gravidade. Mas o cientista foi muito mais do que isso. Ele era um físico, astrônomo e matemático e é considerado um dos maiores influentes para a revolução científica. Em 1687, ele publicou o livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, que incluía as teorias sobre a Lei da Gravitação Universal.
Nascido em 10 de setembro de 1892 e falecido em 15 de março de 1962, ele era um físico americano que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1927 por sua descoberta em 1923 do Efeito Compton, que demonstrava a natureza das partículas de radiação eletromagnética.
Nascido em 8 de janeiro de 1942, ele é um físico inglês e físico teórico. Atualmente, ele é diretor de pesquisa do Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge.
Nascido em 287 aC e morto em 212 aC, Arquimedes era matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego. Ele é conhecido por ser um dos principais cientistas da antiguidade clássica.
A Universidade de São Paulo (USP) aparece à frente como instituição brasileira mais mencionada no ranking, graças à atuação de sete de seus pesquisadores. Geoffrey Cannon, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Monteiro e Eurídice Martínez Steele representam a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), enquanto André Russowsky Brunoni, Renata Bertazzi Levy e Raul Dias dos Santos Filho fazem parte da Faculdade de Medicina (FM-USP).
Dentre mais de 70 países e regiões, foram listados 6.602 nomes ao todo, dos quais 3.774 tiveram influência em áreas específicas e 2.828 impactaram campos cruzados (cross-field). Entre os brasileiros, a categoria mais presente foi a cross-field, seguida por especialistas das ciências agrárias e ciências sociais.
O Teorema de Pitágoras pode ser uma dor de cabeça para qualquer adolescente do ensino médio. Mas existe uma razão para ele ter se tornado tão fundamental nas nossas vidas. Este teorema é uma das relações matemáticas mais utilizadas na área e influenciou diversas outras descobertas que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Bohr desenvolveu o modelo Bohr do átomo, no qual os elétrons são organizados em níveis de energia como órbitas ao redor do núcleo. Em 1922, ele recebeu o Prêmio Nobel de Física.
Determinada por especialistas em bibliometria do Instituto para Informação Científica, nos Estados Unidos, a lista considerou o período entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020 para verificar os artigos — e seus respectivos autores — mais citados.
Ele conseguiu antecipar noções de cálculo e análise modernos aplicando conceitos de infinitesimais e o método exaustivo para provar a variedade de vários teoremas geométricos. Uma de suas contribuições mais conhecidas em física é a do princípio de Arquimedes.
Nascido em 8 de agosto de 1902 e falecido em 20 de outubro de 1984, ele era um físico teórico inglês que conduziu pesquisas que contribuíram para o desenvolvimento inicial da mecânica quântica e da eletrodinâmica.
Completam a lista de brasileiros mais citados seis pesquisadores de universidades federais: Joel Rodrigues (cross-field), da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Luis Augusto Rohde (psiquiatria e psicologia), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Felipe Barreto Schuch (psiquiatria e psicologia), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Cesar G. Victora (medicina clínica), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Pedro Henrique Santin Brancalion (cross-field), da Universidade Federal São Carlos (UFSCar); e Monica Q. Freitas (ciências agrárias), da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Seu trabalho revolucionário no campo da dispersão da luz lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física de 1930. Ele descobriu que quando a luz passa por um material transparente, parte da luz que passa por ele muda de comprimento de onda.
Nascido em 22 de fevereiro de 1857 e falecido em 1º de janeiro de 1894, foi um físico alemão que conseguiu provar conclusivamente a existência de ondas eletromagnéticas que foram teorizadas pela teoria eletromagnética da luz por James Clerk Maxwell.
Nascido em 7 de outubro de 1885 e falecido em 18 de novembro de 1962, foi um físico dinamarquês que fez contribuições fundamentais para o entendimento da estrutura atômica e da teoria quântica.
No entanto, seu trabalho mais famoso foi obscurecido pela apropriação dos cientistas James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins que compartilharam o Prêmio Nobel de Medicina em 1962. Seus trabalhos só foram possíveis após verem a foto 51 que Franklin tinha conseguido obter em 1952. A fotografia em específico foi um elemento crucial para a descoberta da estrutura do DNA.
É por causa deste gigante da ciência moderna que nos preocupamos se a nossa comida está fresca e pura, que objetos cirúrgicos devem ser esterilizados e que antibióticos e vacinas existem. Seus contributos para a microbiologia salvaram milhões de pessoas e aumentaram a expectativa de vida da humanidade.
Ainda adolescente, Hawking foi diagnosticado com uma doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), que paralisou os seus membros ao longo da vida. No entanto, a condição não o impediu de se dedicar aos seus estudos de maneira excepcional.
O criador da psicanálise é também considerado um dos maiores e mais famosos cientistas que já passaram pela Terra. Sigmund Freud foi um médico neurologista austríaco que contribuiu para o exercício da psicologia moderna e continua a ter grande influência em diversas áreas médicas e de saúde mental. A divisão do inconsciente proposta por ele é talvez sua teoria mais reconhecida ao propor os conceitos de Ego, Superego e Id.