O conceito e as características do fato social Durkheim - compreendendo os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas” bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).
Resposta. Resposta: No pensamento durkheiniano, a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.
Durkheim entende sociedade como um corpo organizado, assim como a Biologia que compreende o corpo humano e todas suas partes em pleno funcionamento. A sociedade seria a soma de partes em operação e cumprindo suas funções.
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. ... É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais.
Construção social - É a elaboração de valores, regras, normas, significados e símbolos sociais realizada pela sociedade, a partir das práticas individuais e sociais de cada um.
Para que o indivíduo que nasce nesse meio o compreenda, ele deverá aprender os aspectos culturais vigentes dessa sociedade. ... Esse processo de aprendizagem é chamado de socialização.
Quando afirmamos que algo é socialmente construído o que se quer evidenciar é que os seres humanos vivem imersos em padrões de conduta e comportamento criado por eles mesmos em suas relações cotidianas, que com sua padronização e sistematização em regras tácitas e explícitas, formam as instituições. ...
É através da socialização que o indivíduo é capaz de desenvolver a sua personalidade e ser admitido ou inserido na sociedade, se integrando no grupo em que nasceu adquirindo seus valores e hábitos que lhe dão e formam suas características.
O que é Socialização: É o processo de integração dos indivíduos em um grupo. ... Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
1 Ato ou efeito de socializar. 2 Sociol Processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa determinada comunidade e desenvolve o espírito de solidariedade e de cooperação.