Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.
1 - Químico: ocorre desprendimento de gás. 2- Químico: Altera a matéria. 3- Físico: ocorre mudança de estado físico (não altera a matéria). 4 - Químico: descolore o tecido.
Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.
Resposta. As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico.
O fenômeno físico ocorre quando o fenômeno não modifica a composição da matéria. ... Alguns exemplos de fenômenos físicos que podem ser citados são um papel que é rasgado quando submetido a uma força, o gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.
Em algumas transformações somente o estado ou a agregação do material são alterados, caracterizando uma transformação física da matéria. ... Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura.
As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.
Essa mudança se chama vaporização, do tipo ebulição.
Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
Comburente é um dos ingredientes necessários à combustão. Estes reagem com os gases liberados pelo combustível, formando a chama. São elementos fortemente oxidantes e sua quantidade regula a intensidade da chama. Altas quantidades de comburente podem gerar explosões.