Pode causar deteorização no meio ambiente, do tipo que queimam aos poucos a vegetação, corroem monumentos e prédios, na agua, se cai com frequencia, as acidez pode prejudicar algumas formas de vida marinha, e até matar peixes, para o ser humano isso também é prejudicial, pelo consumo de alimentos poluidos pelas chuvas, ...
Tem mais depois da publicidade ;) A chuva ácida provoca efeitos químicos nos monumentos históricos porque nela há a presença de dois ácidos inorgânicos considerados fortes, o nítrico e o sulfúrico, representados, respectivamente, pelas fórmulas HNO3 e H2SO4.
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
As regiões mais afetadas pela chuva ácida são a Europa, a América do Norte e alguns países asiáticos. No Brasil, esse fenômeno ocorre com mais intensidade nas cidades com grande concentração industrial (São Paulo, Cubatão, Rio de Janeiro).
Resposta. Explicação: Muitos monumentos históricos, como estátuas e patrimônios da humanidade, são feitos pensando-se que eles irão permanecer por séculos. Porém, devido à ocorrência de chuva ácida, esses objetos vão sendo corroídos e destruídos em menor tempo que o previsto.
chuva acida
Tem mais depois da publicidade ;) Muitos desses óxidos ácidos estão presentes na atmosfera terrestre, portanto eles reagem com a água da chuva e o resultado é a “chuva ácida”. ... Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o , formado pela reação do atmosférico com a água, o , o , o e o . Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.
Esse fenômeno é causado principalmente pela poluição do ar A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.