Os alunos vivenciaram os movimentos básicos de ginástica em/com aparelhos, partindo de uma educação crítica e participativa, os conteúdos já desenvolvidos foram os seguintes: rolar, saltar, embalar, balançar, parada de mãos, parada de cabeça, saltitos e voleios e elementos acrobáticos.
O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.
Desse modo, junto com considerações importantes, como a relevância social do conteúdo, é apontada a preocupação em se trabalhar com os conteúdos escolares nas três dimensões: atitudinal, conceitual e procedimental (BRASIL, 1998b).
A BNCC Educação Física do Ensino Fundamental relaciona diversas Dimensões do Conhecimento aos objetivos Conceituais (saber sobre a prática), Procedimentais (saber fazer) e Atitudinais (Saber ser e conviver).
Aulas diversificadas contribuem para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, como: a socialização, o desenvolvimento motor e a autonomia. São importantes também as aulas teóricas, passar para os alunos o conhecimento histórico e cultural dos esportes.
A Educação Física, para ser reconhecida como um componente curricular tão importante quanto os outros, deve apresentar objetivos claros e um corpo de conhecimentos específicos e organizados, cuja aprendizagem possa colaborar para que os objetivos da educação escolar sejam alcançados (FREIRE, 1999).
Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstraram que ao final do ensino médio, na escola estudada, a educação física auxilia na construção identitária dos/as alunos/as que representam o masculino como superior, naturalizando a sua maior participação e desempenho nas aulas da disciplina.
De acordo com Selbach (2010) a Educação Física na luta pela construção dessa identidade cidadã vem desenvolvendo várias estratégias para o crescimento da criticidade do aluno. Assim, sua participação vem funcionando como agente criador do novo elemento para as aulas.
Resposta: A importância da Educação Física na educação do cidadão é promover coletivamente a saúde física, combater o sedentarismo e promover a consciência corporal. No que tange ao lazer, a função da educação física é educar os cidadãos para a prática consciente da atividade física em situações de lazer.
Resposta. Resposta:Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas. ... Jogos que permitam que a criança vivencie uma série de movimentos dentro de certas delimitações.
Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas.
Conheça as 8 principais áreas da Educação Física
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.