Resposta: Aparecimento de Cordilheiras devido a seu movimento de elevação, são áreas que também costumam ter muitos abalos sísmicos. Divergente: Presença de vulcões ativos e terremotos, além do surgimento de depressões. Transformantes: Ocasiona principalmente grandes terremotos e maremotos.
No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície.
Maremotos, terremotos, soerguimento de terras como ocorre nos Alpes. O movimento convergente baseia-se na ideia do encontro de duas placas tectônicas, esse encontro de placas faz com que a terra acima de mova e assim se formam os terremotos, esses terremotos como sabemos geram muitos problemas.
A movimentação de placas tectônicas na Falha de San Andreas, costa oeste dos Estados Unidos, envolve as Placas do Pacífico e Norte-americana em um movimento tangencial (também denominado conservativo ou transformante).
Zona limite das placas litosféricas onde não ocorre nem a formação nem a destruição de litosfera. O movimento relativo das duas placas litosféricas faz com que estas deslizem uma em relação à outra. Os limites conservativos localizam-se em falhas transformantes.
Os movimentos das placas tectônicas
Resposta: As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma. ... Portanto, a movimentação do magma na forma das correntes de convecção faz com que o manto terrestre funcione como se fosse uma “esteira rolante” sobre a qual se movimentam as placas tectônicas da crosta terrestre.
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. ... É comum chamarmos esses fragmentos de “placas tectônicas”, mas o nome correto seria “placas litosféricas”. Isso porque elas atingem toda a camada exterior da Terra, conhecida como litosfera.
Placas tectônicas são blocos que integram a parte sólida da litosfera, essas placas estão em constante movimentação. De acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas.
Deslizamento: Placa Antártica, Placa Africana, Placa Africana, Placa Norte-Americana e Placa Euro-Asiática.
O Brasil está localizado no centro da Placa Sul-Americana, que possui uma extensão de 43,6 milhões de quilômetros quadrados e, aproximadamente, 200 quilômetros de espessura. Essa placa tectônica se desloca para oeste, se afastando da Dorsal Mesoatlântica e se aproximando das Placas de Nazca e do Pacífico.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões. ... Nessa área, os terremotos – e, consequentemente, os tsunamis – são frequentes e intensos.