Quais So As Principais Caractersticas Dos Organismos Do Reino Monera?
A nutrição das bactérias pode ocorrer de forma autotrófica e de forma heterotrófica. Clique aqui e conheça como esses seres microscópicos obtêm energia de forma autotrófica.
Os plasmídeos podem conter informações que permitem à bactéria degradar antibióticos que poderiam matá-la. As bactérias são agentes etiológicos de diversas doenças, tais como: cólera, botulismo, coqueluche, difteria, febre maculosa, hanseníase, leptospirose, sífilis, tétano, tuberculose, entre outras.
Resumo sobre o Reino Monera
Esses seres ainda podem ser classificados como autotróficos (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) ou heterotróficos. Os organismos deste reino estão presentes em todos os ambientes: no ar, na água, no solo, podendo viver isolados ou em agrupamentos coloniais.
Os organismos do reino Monera são popularmente conhecidos como “bactérias”, sendo representados pelas cianobactérias (antigamente chamadas de algas azuis) e as arqueobactérias (arqueas).
Reprodução dos organismos do reino Monera
Algumas bactérias apresentam estruturas de locomoção, como cílios e flagelos. Os cílios servirão tanto para locomoção como formam uma espécie de ponte, a pili. Essa, por sua vez, serve para trocar material genético durante a reprodução sexuada, no caso a conjugação.
O reino Monera é o mais primitivo de todos e compreende alguns micro-organismos tais como as cianobactérias, conhecidas como bactérias, e as arqueobactérias (arqueas).
O que é Reino Monera?
Morfologicamente as bactérias podem ser classificadas em quatro categorias: cocos, bacilos, vibriões e espirilos. Entenda um pouco mais sobre cada um deles a seguir!
De um modo geral, as bactérias são importantíssimas para o meio ambiente, pois realizam a decomposição da matéria orgânica. No entanto, alguns tipos são patogênicas e causam doenças nos seres vivos.
Já o Domínio Archaea é representado pelas metanogênicas (produzem gás metano), halófilas extremas (vivem em ambientes aquáticos de alta salinidade e em salinas) e as termófilas extremas (vivem em ambientes aquáticos de temperaturas elevadas, entre 60º C e 150º C).
R: A resistência se dá através de mutações genéticas. As mutações acontecem a cada replicação celular e essa mutação adquirida é repassada para as próximas gerações.
A única ‘organela’ que se encontra dentro de uma célula bacteriana é o ribossomo. Possuem mesossomos, estruturas que são responsáveis pelo processo de respiração celular, já que esses indivíduos não possuem mitocôndrias.
Lista de exercícios
R: São importantes na decomposição da matéria orgânica, nas relações ecológicas de mutualismo, na agricultura e também na indústria através da produção de medicamentos.
No citoplasma da célula bacteriana são encontrados os ribossomos e o material genético. Em alguns casos são encontrados partículas de DNA livres no citoplasma ou aderido aos cromossomos bacterianos denominados plasmídeos.
Alguns representantes além de terem membrana plasmática e parede celular, possuem uma cápsula que lhe oferece maior resistência. Possuem apenas um DNA que formará o cromossomo circular.
Exercícios resolvidos sobre o Reino Monera
As cianobactérias são o único grupo de procariontes que realiza a fotossíntese com produção de O2.
O Domínio Bacteria é representado pelas cianobactérias, popularmente conhecidas como algas azuis. Porém, podem ser de diferentes cores, desde verde azulado até marrom avermelhado.
Doenças do Reino Monera
Os micro-organismos do reino Monera são unicelulares, anaeróbios (que não utilizam o oxigênio como fonte de produção de energia) ou aeróbicos (que necessitam do oxigênio para produção de energia, nesse caso, conhecida como ATP).
Os membros do grupo apresentam algumas características, tais como: célula com parede celular, composta pela substância química mureína (um heteropolissacarídeo ligado a peptídeos).
Quais são as características dos organismos do reino morena?
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
É um ser vivo do Reino Monera?
O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).
Quais são as principais características do Reino Protoctista?
O reino Protista é um grupo muito diversificado, dentre suas características, podemos destacar: São eucariontes, apresentando, assim, núcleo delimitado pela carioteca e organelas membranosas; ... Organismos pertencentes a esse reino podem ser de vida livre ou viver em simbiose com outros organismos.
Quais as características das arqueobactérias?
Características das Arqueas Apresentam forma esférica, de bastão, espiralada, achatada ou irregular; Podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada; Vivem em ambientes extremos, como lagos de água quente, fendas vulcânicas e tubo digestório de animais.
Quais as principais características das Archaebacteria?
Características das Arqueas Apresentam forma esférica, de bastão, espiralada, achatada ou irregular; Podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada; Vivem em ambientes extremos, como lagos de água quente, fendas vulcânicas e tubo digestório de animais.
Quais são os seres vivos que fazem parte do Reino Monera?
Reino Monera: bactérias. As bactérias e cianobactérias são as principais espécies do reino monera. De um modo geral, esses organismos se reproduzem de forma muito rápida e se adaptam perfeitamente ao ambiente terrestre.
Quem são os seres vivos representantes do reino morena?
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
Quais são os filos do reino animal e suas características?
Filos do Reino animalia, póriferos, celenterados, platelmindos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, aracnídeos, equinodermos. O filo Porífera é constituído por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. São conhecidas cerca de 5 mil espécies de poríferos, todos aquáticos.
Quais são as principais características dos integrantes do reino Fungi?
Reino Fungi: Principais CaracterísticasOs fungos são eucariontes, pluricelulares e heterótrofos, têm o corpo feito de hifas – filamento de células com vários núcleos -, porém existem alguns que são unicelulares, como as leveduras. A reprodução deles costuma ser sexuada ou assexuada, depende do tipo.
Qual a principal característica do domínio Archaea?
O domínio Archaea é representado por organismos geralmente quimiotróficos e procariontes, que não possuem membrana nuclear. Muitos dos representantes são extremófilos, ou seja, organismos que são capazes de viver em condições extremas.
Quais características são próprias das bactérias?
As bactérias são seres unicelulares e procariontes (sem membrana nuclear). Podem viver isoladamente ou formando colônias. Esses seres são caracterizados pela ausência de núcleo organizado e organelas membranosas em seu citoplasma.
Quais são as características e a importância dos protistas?
Os protistas apresentam grande importância ambiental. Organismos como as algas são fundamentais, pois além de contribuírem para a fotossíntese e, consequentemente, liberação de oxigênio na atmosfera, elas constituem a base da cadeia alimentar aquática.
Qual é a característica comum a todos os representantes do Reino protista?
Todos os protistas apresentam em comum o fato de serem organismos eucariontes, ou seja, possuem células com núcleo definido e organelas membranosas. Devido à grande variedade de organismos incluídos nesse grupo, outras características gerais são difíceis de ser determinadas.