Mais uma das características do período mesolítico foi a descoberta do fogo, o que ajudou aquela população em vários aspectos, dentre eles, espantar animais ferozes, iluminar noites escuras, proteger do frio, cozinhar, dentre outros.
O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.
Apesar de ter sido uma passagem bastante devagar, o que marcou a passagem do período paleolítico para o neolítico foi a quarta glaciação, que resfriou a Terra. Este período ficou conhecido como Revolução Neolítica. O clima foi profundamente alterado após o aquecimento da Terra, visto que o nível dos mares aumentou.
Arte no paleolítico:predomínio do poder de abstração, a arte se revela mais elaborada do que no paleolítico isso por que a valorização da geometrização das formas é mais forte.as imagens adquirem ideias de movimento, o artista no neolítico começa a se preocupar com noções d beleza e efeitos decorativos...
Dentre as principais inovações técnicas vistas no período neolítico temos: Produção de instrumentos de pedra polida (facas, machados, enxadas); Construção de casas para se abrigarem (madeira, pedra, barro, folhagem, etc.) Objetos de cerâmica (utensílios para cozinhar e armazenar alimentos)
Revolução neolítica ou Transição Demográfica Neolítica, às vezes chamada de Revolução Agrícola, foi a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário fixo, tornando possível uma população cada vez maior.
Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque: ... O termo "pré-história" é excludente, pois povos que nunca conheceram a escrita também possuíram (e possuem) sistemas de crença, guerrearam, plantaram e tinham uma sofisticada visão do mundo.
Podemos considerar o conceito de pré-história a época que antecede aos registros históricos, ou seja, antes do surgimento e desenvolvimento da escrita. Alguns historiadores criticam tal termo, pois na sua visão não existe uma anterioridade a história do mundo ou do homem e isso uma anterioridade a escrita.
O tradicional conceito de pré-história tem sido alvo de revisões devido às descobertas que são feitas de tempos em tempos. ... Isto acontece tanto com a pré-história quanto com outras "áreas" dos estudos históricos humanos.
O termo "pré-história" é criticado pois ele reduz a compreensão da História apenas a uma noção de historiografia (a história escrita), o que é visto por alguns pesquisadores como uma versão insuficiente de dividir o passado.
O conceito de Pré-História determina questões anteriores ao surgimento do homem na Terra. A idéia de Pré-História fundou-se em uma perspectiva onde alguns historiadores pensavam ser impossível estudar o passado de sociedades que não dominavam a escrita.