No país, as danças brasileiras de caráter folclórico receberam influências dos povos africanos, árabes, indígenas e europeus. As religiões, sobretudo a Igreja Católica, teve forte influência no surgimento de personagens e contos da história brasileira.
Lundu Marajoara é uma dança também do pará, com forte influência africana, é muito sensual e envolvente, pois a intenção dela é mostrar o convite do homem para ter um encontro sexual com a mulher.
Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. ... A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.
O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. ... Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.
Na casa da mãe de santo baiana Hilária Batista de Almeida, também conhecida como Tia Ciata, foi criada a música de “Pelo telefone”, o primeiro samba brasileiro gravado.
O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, embora seus primeiros registros datem de 1860. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas.
O samba surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, nos redutos em que residiam as populações afro-brasileiras. O samba é um gênero musical com origem na cultura africana presente em nosso país.
Rio de Janeiro
1978
Com um andamento mais rápido e enérgico, o samba se reinventou, dando origem ao pagode, que abriu espaço para a incorporação de novos instrumentos musicais, como o tantã, o repique de anel e o banjo com braço de cavaquinho, criados por Sereno e Almir Guineto, ambos integrantes de um dos primeiros grupos de pagode, o ...
Junto com o sertanejo, o segundo gênero mais popular, o pagode domina o ranking em rádios FM de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza e Belém. E não é por acaso, já que os dois ritmos mais ouvidos são genuinamente brasileiros.
Hoje em dia então, o Hip Hop se encontra como o estilo musical mais reproduzido em todo o mundo.
Pisadinha é o gênero mais ouvido no Brasil, segundo dados do Spotify; entenda a febre. Considerado um derivado do forró, o gênero musical que se popularizou como pisadinha despontou nos dados do Spotify como o ritmo mais ouvido no Brasil em 2020.
Choro, Samba, MPB, Sertanejo, Forró. Esses são alguns dos gêneros musicais brasileiros mais populares no país e que se tornaram conhecidos mundialmente em virtude da projeção que alguns representantes do gênero obtiveram em sua carreira.
Mas que o Hip-Hop e o R&B têm tomado seu lugar de influência, isso é um fato. Os estilos ultrapassaram o clássico rock'n'roll como o gênero musical mais ouvido nos Estados Unidos pela primeira vez em 2017, de acordo com o relatório da empresa especializada Nielsen Music.
Hip hop
Estilos musicais brasileiros
Alguns dos gêneros musicais populares que se originaram no país são o Samba, o Choro, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira. Há diversos tipos de música brasileira: Axé, Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, Frevo, Funk Carioca, Gospel, Lambada, MPB, Pagode, Samba, Sertanejo e o Xote.
Então veja essa lista com os principais gêneros musicais existentes: