EQST

Quais So As Crianças Especiais?

Quais são as crianças especiais?

A data foi instituída para chamar a atenção para as crianças com deficiência e entender o que se pode fazer para melhorar a qualidade de vida delas e ajudar no desenvolvimento. No grupo das crianças especiais estão inclusas aquelas com Autismo, deficiência mental, auditiva e visual, Síndrome de Down, dentre outras.

Quais são as doenças especiais?

151 da Lei 8.213/91 (Planos de Benefícios da Previdência Social) dispõe uma lista de doenças consideradas graves, a saber:
  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Esclerose múltipla;
  • Hepatopatia grave;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
Mais itens...

Como falar com crianças especiais?

Evite pausas longas ao falar. Ofereça uma rotina organizada para a criança. Evite fazer as coisas para a criança, mesmo que ela leve mais tempo para fazer do que as outras crianças. Sempre deixe que a criança saiba onde você está: diga onde você está em relação a ela e avise quando estiver saindo.

Quais são as características de uma criança especial?

Manifestações de comportamento, que são inatas ao nascer, como rir, chorar, sugar o leite materno, espreguiçar, espirrar, tossir, entre outras, resultam em admiração e apreciação dos pais.

Quais sintomas de uma criança especial?

Sintomas de autismo na criança
  1. Dificuldade na interação social. Não olhar nos olhos ou evitar olhar nos olhos, mesmo quando alguém fala com a criança, estando bem próximo; ...
  2. Dificuldade de comunicação. ...
  3. Alterações comportamentais.

Quais são os tipos de deficiências que existem?

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Como explicar para uma criança que a outra é especial?

E para isso, a melhor ferramenta é o diálogo.
  • Procure informações. Se você sabe que existe um colega do seu filho que tem alguma limitação ou necessidade especial, o primeiro passo é buscar informação. ...
  • Igual só que diferente. ...
  • Apresente as principais limitações.
15 de mar. de 2019

Como falar de inclusão social para crianças?

Basta conversar com o filho, dizer que as diferenças existem e que elas são naturais. Focar nas semelhanças é uma boa forma de abordar o tema também. Ao falar de inclusão com as crianças, tentamos criá-las dentro da empatia, da bondade e da solidariedade.

Quais as características da educação especial?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Como explicar para uma criança a deficiência de outra?

É importante não se referir a pessoas com deficiência com tom ou palavras que denotem pena ou inferiorização, como “coitada”, “doentinho”, “downzinho” ou “ceguinha”. Desconstruir a ideia de que a criança ou o adulto com deficiência é vítima ou uma pessoa especial é o primeiro passo para educar para a diversidade.

O que quer dizer criança especial?

Crianças Especiais. Este termo é muito genérico, abrange as mais diferentes síndromes infantis . Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho.

Porque falar de inclusão?

A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.

O que é criança de inclusão?

A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.

Quais as características da inclusão?

A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular. ... O radicalismo da inclusão vem do fato de exigir uma mudança de paradigma educacional. É o fim da subdivisão Ensino Especial x Ensino Regular.