Existem vários tipos de adiação nucleofílica a carbonila como:
São basicamente reações em que os elétrons da ligação pi (π) são compartilhados com átomos de outros elementos que são adicionados à molécula. ... Assim, a ligação dupla é desfeita e passa-se a ter no lugar uma ligação simples. Simplificadamente: adiciona-se um reagente à molécula orgânica.
As reações de hidratação em alcinos são reações de adição que ocorrem quando esses compostos são colocados em um meio que possui água (H2O) e ácido sulfúrico (H2SO4). ... Durante esse tipo de reação, há a quebra de uma das ligações pi existentes na ligação tripla.
As reações de hidratação em alcenos são fenômenos químicos de obtenção de álcoois a partir da adição de hidrônios e hidróxidos a um alceno. ... O hidrônio (H+) deve ser adicionado ao carbono menos hidrogenados da dupla; O hidróxido (OH-) deve ser adicionado ao carbono menos hidrogenados da dupla.
A ozonólise é um tipo de reação eficiente para a oxidação de um composto insaturado com rompimento de sua dupla ligação. Ela ocorre entre um alqueno (alceno) e um ozônio (O3), como agente oxidante. ... Essa reação forma primeiro um composto intermediário estável chamado de ozoneto ou ozonida, ou ainda ozonídeo.
A oxidação branda em alcenos é uma reação orgânica realizada quando um determinado alceno é colocado em um meio formado por uma base com água e o sal permanganato de potássio (KMnO4), sal esse que é chamado comumente de reagente Bayer.
A reação de oxidação energética ocorre quando há o rompimento das insaturações dos alcenos ou dos alcinos, por meio da reação com permanganato de potássio (KMnO4) ou de dicromato de potássio (K2Cr2O7), em meio ácido e sob aquecimento.
Após a decomposição do ozoneto, devido à sua instabilidade, temos uma parte da estrutura contendo uma carbonila com hidrogênio e outro contendo uma carbonila sem hidrogênio. Sendo assim, a ozonólise do 2-metil-but-2-eno forma um aldeído e uma cetona.
Os produtos de oxidação a fundo do 2-metil-pent-2-eno com permanganato de potássio são: a) propanona.
( ) As nitrilas são compostos orgânicos formados por hidrocarbonetos e um grupamento -C=N.
(MED-SANTOS) Qual a fórmula estrutural de um alceno que por ozonólise produz 2 metil butanal e propanona? 5. (UFSC) Um composto de fórmula C6H12O apresenta isomeria óptica. Quando reduzido por hidrogênio este composto transforma-se em álcool secundário.
Uma das formas de obtenção de alcinos é pelo craqueamento (fragmentação) de compostos derivados do petróleo, como os alcanos. O acetileno é o alcino mais utilizado comercialmente. Nessa reação, acontece a retirada de dois átomos de hidrogênio de um alceno, formando como produto o etino mais hidrogênio molecular.
Principais Aldeídos Etanal (Acetaldeído): O aldeído acético, de fórmula molecular C2H4O, é utilizado na produção do etanol, do ácido acético, na fabricação de espelhos, medicamentos, resinas sintéticas, pesticidas, corantes e ainda, na preservação de frutas.
O alceno apresenta seis átomos de carbono (prefixo hex) e deve ter a cadeia numerada para a indicação da posição da ligação dupla no nome. O nome desse alceno é hex-3-eno.
A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”....Os prefixos são os seguintes:
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. ... Os alcinos possuem características físicas como os alcanos e alcenos, ou seja, também apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbônica (massa molecular).
Os alcadienos, também chamados de dienos, referem-se a um grupo de hidrocarbonetos que possui cadeia alifática e duas ligações duplas entre carbonos. ... A nomenclatura dos alcadienos segue a mesma regra da nomenclatura dos alcenos, com a única diferença de que, em vez do infixo ser “en”, teremos o infixo “dien”.
Insolúveis em água. Solúveis em álcool e éter. Eles são mais reativos do que os alcanos. Os pontos de fusão e ebulição são superiores aos dos alcanos com igual número de átomos de carbono.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. ... Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
Tipos de hidrocarbonetos → Alcanos: são os hidrocarbonetos que não possuem insaturação. A fórmula geral para alcanos é CnH2n+2, e a nomenclatura é composta por prefixo + an + o. ... → Alcinos ou acetilênicos: hidrocarbonetos com uma ligação tripla. Sua fórmula geral é CnH2n – 2.