Eles incluem (1) os linfonodos, (2) o baço, (3) as tonsilas, e (4) agregados de linfócitos e células apresentadoras de antígenos presentes nos pulmões (tecidos linfoides associados aos brônquios) e na mucosa do trato digestório (tecido linfoide associado ao tubo digestivo), incluindo as placas de Peyer.
Conjuntiva é uma membrana mucosa que reveste a parte posterior da pálpebra e se prolonga para recobrir a esclera (parte branca do olho). É uma camada mucosa delgada, transparente, cuja função é proteger o globo ocular de corpos estranhos.
A esclera (parte branca do olho) e a córnea são formadas em grande parte por colágeno, que podem ficar azuladas depois de lesões, inflamações ou cirurgias, por terem cicatrizado de forma alterada.
Tem mais depois da publicidade ;) A esclera é a camada mais externa, mais conhecida como “branco do olho”. Essa membrana é a responsável por manter a forma esférica do olho, além de servir como ponto de ligação para os músculos que fazem a movimentação do olho.
Conhecida como o “branco do olho”, a esclera é o tecido fibroso externo que reveste o globo ocular. A sua composição de fibras de colágeno resulta em uma membrana muito resistente e que, sendo assim, possui a função de proteger e manter a estrutura esférica do olho.
Um pequeno arranhão na córnea, que é a membrana transparente que protege os olhos, pode causar intensa dor ocular, vermelhidão e lacrimejamento, sendo necessário recorrer ao uso de compressas geladas e medicamentos. No entanto, normalmente esta lesão não é grave e cessa em 2 ou 3 dias.
Os olhos desses animais se assemelham aos dos humanos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os artrópodes (como os insetos, caranguejos, aranhas e escorpiões) conseguem captar a luz através de ocelos, olhos simples e olhos compostos.
Dessa forma, é possível dizer que os cães e gatos usam os cheiros e sons, seus sentidos principais, para enxergar e reconhecer o mundo ao seu redor. Um mundo com poucas cores, mas com muitos sons e cheiros! ... Já os gatos possuem cerca de 200 milhões de células olfativas e são conduzidos pelos cheiros.
Os olhos dos cães, graças ao número maior de bastonetes, conseguem captar mais luz do que os olhos humanos. Por isso, sua visão noturna dos cães é bem melhor do que a nossa! “Os cães podem, sim, enxergar bem na penumbra”, explica o Dr.