Pseudomonas aeruginosa causa muitas infecções diferentes. Ouvido de nadador (otite externa) é uma infecção externa leve que pode ocorrer em pessoas de resto saudáveis. Água contendo bactéria pode entrar no ouvido durante a natação. O ouvido de nadador causa coceira, dor e às vezes uma secreção do ouvido.
Pseudomonas aeruginosa e outros membros deste grupo de bacilos Gram-negativos são patógenos oportunistas que frequentemente causam infecções adquiridas em hospitais, em particular nos pacientes em ventilador, pacientes com queimaduras e naqueles com debilidade crônica.
Pseudomonas aeruginosa (também conhecida como Pseudomonas pyocyanea) é uma bactéria gram-negativa, baciliforme (característica morfotintorial) e aeróbia. Seu ambiente de origem é o solo, mas sendo capaz de viver mesmo em ambientes hostis, sua ocorrência é comum em outros ambientes.
Diagnóstico Laboratorial Na cultura, são observadas estas características: oxidase positiva, beta-hemólise, pigmentação verde e odor doce semelhante ao de uva.
A infecção por pseudomonas é causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa muito comum. As pessoas saudáveis, muitas vezes carregam essas bactérias ao redor sem saber e sem ter quaisquer problemas. Às vezes, esses germes causar problemas menores, como ouvido de nadador e banheira erupção quente.
“O antibiótico ceftolozana-tazobactam, atualmente, é considerado a melhor opção para tratar infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa.
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado:
Já nos casos em que a pneumonia viral surge em conjunto com uma pneumonia bacteriana, também é indicado o uso de antibióticos, como Amoxicilina, Azitromicina, Claritromicina ou Ceftriaxona, por exemplo, por cerca de 7 a 10 dias.
O tratamento da pneumonia bacteriana pode ser feito em casa com repouso e uso de antibióticos por 7 a 14 dias, de acordo com a recomendação médica.
Pneumonia viral Diversos vírus respiratórios podem causar um quadro clínico mais grave do que um resfriado ou gripe. Os mais comuns são influenza, coronavírus, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.
Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.
Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.
O principal sintoma da pneumonia aguda é, geralmente, a tosse que surge juntamente com pelo menos outro sintoma, a saber:
É muito importante saber que, se não tratada, a pneumonia pode evoluir para um quadro mais grave, causando até a morte.
Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo.
Não é comum, mas é perfeitamente possível uma criança ter pneumonia sem febre ou tosse, principalmente nos bebês. Em algumas crianças, a pneumonia pode se apresentar apenas com dificuldade respiratória e taquipneia. Outras podem apresentar apenas sonolência e pouca reatividade.
Diagnóstico e tratamento de pneumonias “Desde que o antibiótico esteja correto, o quadro de febre e de toxemia melhora em 3 ou 4 dias e os sintomas desaparecem entre 7 e 10 dias a contar do início do tratamento, embora a radiografia possa mostrar o infiltrado até um mês depois de o paciente estar curado.
O chiado no peito geralmente é sinal de algum tipo de doença respiratória, como DPOC ou asma. Isso acontece porque nesse tipo de condição existe um estreitamento ou inflamação das vias aéreas, que acaba dificultando a passagem do ar e causa o surgimento de um som característico, conhecido como chiado.
Sintomas de pneumonia no bebê
Principais causas A pneumonia na criança é causada na maioria dos casos por vírus e surge como uma complicação da gripe, podendo estar associada com adenovírus, vírus sincicial humano, parainfluenza e influenza do tipo A, B ou C, sendo nesses casos denominada pneumonia viral.
Alguns dos primeiros sintomas que podem ser identificados num princípio de pneumonia são:
Também existe um exame apropriado para verificar a maturidade dos pulmões do bebê. Este tem como finalidade verificar a quantidade de corpos lamelares através do liquido amniótico. Se a quantidade for superior a 70%, então significa que o bebê já poderá vir ao mundo sem ter problemas imediatamente após ao nascimento.
Todos os fetos entre 24 e 34 semanas de gestação com risco de parto prematuro devem ser considerados candidatos ao tratamento pré-natal com corticosteroides.