Segundo a teoria marxista, a força de trabalho humana e os meios de produção constituem as forças produtivas, as quais, juntamente com as relações de produção (sociais e técnicas), constituem o modo de produção - comunista primitivo, asiático, escravagista, feudal, capitalista ou socialista.
De acordo com a teoria marxista, a sociedade pode ser dividida em duas principais classes sociais: os donos dos meios de produção e os trabalhadores, que utilizam esses meios, mas deles não tomam posse. A primeira classe citada é chamada de burguesia, e a segunda é o proletariado.
Instrumentos de produção: Todas as coisas que direta ou indiretamente nos permite transformar a matéria-prima num bem final são chamados instrumentos de produção.
O Socialismo, por sua vez, tem origem no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na sociedade industrial que se desenvolvia. ... Os meios de produção pertencem aos investidores e capitalistas. Os meios de produção pertencem ao Estado.
Para a teoria marxista, há duas maneiras de extrair mais valia. Uma das formas é por meio do prolongamento da jornada de trabalho, para além do tempo necessário para que o trabalhador produza as condições de sua subsistência, e da apropriação desse trabalho excedente pelo capitalista.