Os principais fluxos são: capitais produtivos, capitais especulativos, fluxo de mercadorias, de pessoas e de informação.
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. ... Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980.
O termo mundialização tem sido usado para denominar a atual fase de internacionalização do capital. ... Outras utilizam o termo mundialização para denominar o processo de fusão do capital distribuído entre os diferentes países, por meio da atuação das empresas transnacionais.
A GLOBALIZAÇÃO CULTURAL A troca de cultura entre diferentes países, independentemente da fronteira física entre eles também foi intensificada e acelerada pela Terceira Revolução Industrial. Podemos definir cultura como o conjunto de conhecimentos, crenças, lei, moral, arte e costumes de uma sociedade.
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.
O principal entre os aspectos culturais da globalização é a complexidade entre o local e o global em que se estruturam as diferentes sociedades do planeta. A globalização permitiu uma maior relação entre as culturas.
Um dos exemplos de globalização cultural é o Halloween, uma festa típica na América do Norte que passou a ser comemorada em diversos lugares, como no Brasil. Outra coisa simples pode ser notada: na praça de alimentação de um shopping você encontra comidas típicas de vários lugares do mundo.
Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo. A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
Resposta. É a mistura de culturas. Por exemplo, no Brasil temos cidadãos com cultura chinesa, africana, japonesa, norteamericana, indiana... Pierre Bordieu explica muito bem isso!
Resposta. Resposta: A introdução de empresas transnacionais no cotidiano, tais como: Starbucks, Mc Donald's, Netflix, Samsung, Ford, Fiat, Honda, etc,.
Os países inseridos na globalização tiveram mudanças significativas no volume de comércio exterior em relação ao Produto Interno Bruto, passando de 16% para 32% nos últimos vinte anos. Como elemento de comparação, nos países ricos esse aumento foi de 29% para 50%.
As principais conseqüências da globalização são a integração e a interdependência econômica cada vez maiores entre países, regiões e continentes. ... Outro efeito da globalização é o aumento da concorrência entre empresas em nível nacional e internacional.
Resposta. por meio de tratados e acordos entre esses países, e principalmente por causa de sua campo industrial, ex: o Brasil e a China tem vários acordos, o Brasil exporta para China seus produtos agrológicos, carnes e matéria prima (ferro, cobre, etc.)
Em termos simples, a interdependência econômica existente nas sociedades modernas representa: o fato de os países menos desenvolvidos serem dependentes dos recursos produtivos pertencentes aos países desenvolvidos (Primeiro Mundo).
Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.
A independência econômica acontece quando um pais não depende por exemplo de empréstimos ou ajuda financeira de outros países costuma-se dizer que é quando o país já tem condições de quitar sua dívida externa.