Faça perguntas sobre a história da Páscoa e premie com pequenos ovos de chocolate para quem acertar as respostas. A brincadeira é divertida e rica ao mesmo, assim as crianças entendem melhor o que significa a data.
A páscoa é comemorada no Brasil 40 dias após o feriado de Carnaval, logo, não há uma data fixa para essa comemoração. ... Na minha família, Páscoa significa a celebração da vida com as pessoas que amamos. É um momento de reunir familiares e amigos para comemorar a ressurreição de Cristo.
A Páscoa judaica, conhecida pelos judeus como Pessach, significa “passagem” e relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3500 anos. ... A Páscoa judaica é uma tradição milenar que relembra a libertação do povo hebreu.
O conflito entre árabes e judeus, apesar de atuais, têm origem milenar e carregam uma longa história de desavenças religiosas e de disputa de terras. ... Depois de 1933, com a ascensão do nazismo na Alemanha e o aumento das perseguições contra os judeus na Europa, a migração judaica para a região cresceu vertiginosamente.
Abraão, Isaac e Jacó, os patriarcas do povo judeu, se estabelecem na Terra de Israel. A fome força os israelitas a emigrar para o Egito. Jerusalém e o Primeiro Templo são destruídos; a maioria dos judeus é exilada. Código da lei judaica (Shulchan Aruch) é publicado.
Estado de Israel completa 65 anos de existência. No limiar do pós-Guerra e em meio às disputas em torno do território da antiga Palestina, o primeiro premiê israelense, Ben Gurion, declarava o estabelecimento do Estado judeu. O 14 de maio de 1948 foi um dia que abalou o Oriente Médio.
Terra de Israel (do hebraico ארץ ישראל Eretz Yisrael) é a região que, segundo o Tanakh, a Bíblia judaica, foi prometida por Deus aos descendentes de Abraão através do seu filho Isaac e aos hebreus, descendentes de Jacó, neto de Abraão.
Canaã
A terra prometida era descrita em termos de extensão territorial como indo do Rio do Egito ao Rio Eufrates,o que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.
Em 1947, a ONU aprovou a divisão dos 26 000 quilômetros quadrados da Palestina (o tamanho do Estado de Alagoas). Israel, com 680 000 judeus, ficaria com 55% do território e os 1,3 milhão de árabes, com 45%.