A queratina é uma proteína encontrada na pele, nas unhas e, claro, nos cabelos. Aliás, 90% da nossa fibra capilar é composta por ela, que é indispensável para o fortalecimento dos fios, sabia?
Por outro lado, o excesso de queratina também pode ser um problema, provocando efeitos similares à falta da proteína: os fios ficam quebradiços e com um aspecto rígido, pois a grande quantidade do nutriente provoca a perda de muita água. Assim, cuidado com tratar demais! Bata um papo com o seu cabeleireiro para ficar por dentro dos melhores tratamentos de acordo com o estado dos seus fios.
Mesmo que os produtos anunciem a presença da queratina em seus rótulos e propagandas, nem sempre eles contêm grandes quantidades ou, até mesmo em alguns casos, fazem uso de proteínas similares à queratina.
Incluir a queratina em sua rotina de cuidados é uma excelente maneira de fortalecer os cabelos e as unhas, além de reparar danos. Por isso, experimente os produtos com queratina da Dermage e desfrute de todos os benefícios que essa proteína pode oferecer!
Mas os cuidados já podem começar na hora de lavar o cabelo. O shampoo e condicionador Seda Restauração Instantânea, por exemplo, são formulados com max cálcio e queratina para reconstruir a fibra capilar e devolver a saúde do cabelo da raiz às pontas.
Quando fazemos a reposição da proteína por meio de produtos específicos, os fios podem ficar mais fortes, alinhados e com muito mais brilho. Os efeitos variam muito dependendo do seu tipo de cabelo.
Leia também: HENNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TINGIR SEUS CABELOS DE UMA FORMA NATURAL
Conhecida principalmente por estar presente nos produtos para tratamento capilar: shampoos, condicionadores, máscaras, esta substância é também muitas vezes utilizada pela indústria farmacêutica no revestimento de cápsulas gastro-resistentes.
Quem tem pouco volume, por exemplo, pode ficar com o cabelo mais cheio e encorpado, enquanto madeixas encaracoladas podem ficar com menos frizz. Veja os prós e contras de cada opção:
Nesse fio as cutículas estão ligeiramente abertas devido à forma elíptica e espiral do cabelo e com isso mais suscetíveis a danos. Cada curva no fio cria maior elevação da cutícula, tornando-o mais quebradiço. Portanto, esse tipo de cabelo precisa de mais reposição de queratina para ajudar a proteger e deixá-lo mais forte.
A queratina não pode mudar a consistência dos seus fios se eles forem naturalmente finos, mas pode deixá-los mais resistentes a quebras. Assim, o cabelo terá aparência mais forte e cheia.
Verdade. Se os seus fios estiverem muito danificados, você pode usar o shampoo com queratina diariamente. Isso porque o produto também contém outros ativos que vão ajudar a recuperar os seus fios.
A queratina é uma substância encontrada frequentemente em produtos para tratamento capilar mas, pouca gente sabe que trata-se de um produto de origem animal. Descubra 10 coisas que você precisa saber sobre queratina.
Viu só? O que não faltam são opções para deixar os cabelos lindos e saudáveis com. Quer saber mais sobre os efeitos desse ativo? Confira 6 mitos e verdades sobre queratina.
Mas se seus fios são livres de química ou estão bastante fortes e saudáveis, o espaçamento pode ser maior, a cada 3 ou 6 meses. Lembre-se de alterar o tratamento com hidratação, nutrição e reconstrução, montando um cronograma capilar.
A proteína penetra nas cutículas dos fios, reparando danos causados por processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações.
Leia também: APLIQUE E ALONGAMENTO DE CABELO: VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DO MEGAHAIR