A radiação dos exames de raios-X e tomografia computadorizada (TC), por exemplo, pode provocar resultados indesejáveis nos tecidos humanos quando utilizada de forma inadequada, pois ela tem efeito cumulativo no organismo.
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.
A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
A realização da tomografia pode levar de 10-30 minutos, dependendo da área a ser investigada e se é necessária a administração de contraste. Geralmente, o maior tempo gasto durante o exame é para o posicionamento do paciente na mesa e para a administração do contraste.
O mais comum é que o contraste seja administrado por via intravenosa, ou seja, por meio de um vaso sanguíneo. Mas existem outras possibilidades, dependendo do tipo de contraste e da recomendação médica. Pode ser feita administração por via oral, no início ou em outros momentos do exame.
Você sabe porque é utilizado o contraste em exames de Ressonância Magnética? O contraste é uma substância utilizada para detectar alterações ou evidenciar a anatomia de tecidos, órgãos e vasos sanguíneos. Os contrastes podem ser utilizados de forma oral, retal ou mais comumente por via endovenosa.
O termo " contraste" no Brasil ele é extenso. Ele pode designar a grande diversidade de fauna e flora, os problemas socioeconômicos, aspectos políticos na divisão dos estados e municípios do território brasileiro.
O contraste da tela dos computadores pode ser caracterizado pelo conjunto de propriedades que compõe a nitidez da imagem apresentada, caracterizando-se pelos seus valores de gama, contraste e brilho e proporções de cores.
Contraste da TV O contraste estabelece uma comparação entre o branco e preto em uma imagem, ou seja, é responsável por determinar quantas vezes o nível de pontos pretos mais escuros é maior do que nível de pontos brancos mais claros. A escala da taxa de contraste estático pode chegar a 600:1.