Existem dois tipos de ordenha: o manual e o mecânico.
A Linha Média Speedline DeLaval garante ao produtor uma ordenha mais eficiente, segura e um leite de maior qualidade.
A sala de leite deve ficar localizada junto à sala de ordenha para facilitar o transporte do leite para o tanque de expansão ou resfriador e também facilitar o livre acesso dos ordenhadores e ajudantes. A sala de leite e seus equipamentos têm por finalidade resfriar e estocar, temporariamente, o leite produzido.
Em seus cálculos, uma sala de, por exemplo, quatro unidades de ordenha tem um custo no sistema balde ao pé de R$ 8.
Hoje começaremos a falar sobre ordenhas CANALIZADAS! Como o próprio nome já diz, é o sistema de ordenha em que o leite é sugado por meio das teteiras e tem seu fluxo direcionado diretamente para o resfriador de leite, conhecido também como tanque de expansão.
- Lavar com água morna (38 a 40°C) logo após a ordenha. - Lavar com detergente alcalino diluído em água (segundo recomendação do fabricante) com temperatura entre 75 a 77°C. Essa solução deve circular por 10 min no equipamento. - Enxaguar com água na temperatura ambiente para tirar os restos da solução de limpeza.
Ao ordenhar as primeiras vacas, aperte os tubos de pulsação. As batidas dos pulsadores devem ser regulares (58 a 62 batidas por minuto), examine as mangueiras e tubos para identificar se têm furos. 4. Após a ordenha desligue a máquina e examine a linha de vácuo para verificar se entrou água ou leite.
Uma inovação da Milkban, o Transferidor de Leite Milkban, consiste em um aparelho que recebe o leite coletado pelos conjuntos de ordenha, os quais são instalados na tampa do mesmo, e através de um sensor de nível ligado a uma bomba de leite, sanitária, transfere o leite para o refrigerador através de uma mangueira.
Preparar a água fria em um recipiente para fazer circular pelos conjuntos, retira-se a mangueira de transferência de leite do Transferidor que vai para o Resfriador, prendendo-a para que retorne a esse recipiente de água de lavagem; Após prepara-se água de 40º a 45º com detergente ácido, fazendo essa água circular.
- Pulsador O componente do sistema de ordenha de maior importância para que a ordenhadeira massageie os tetos na frequência adequada é o pulsador, uma válvula relativamente simples, a qual admite ar e vácuo, alternadamente, na câmara de pulsação da teteira.
Tirar o pulsador e guardar em lugar seco; Limpar com escova e água fria e parte externa de ordenhadeira; Passar água fria no tubo comprido de vácuo e limpara por fora com escova e água fria; Em um tanque com água morna a 40ºC, deve-se colocar a ordenhadeira num tanque para limpar as partes com escova apropriada.
Abra o medidor de fluxo de ar em incrementos de 5 a 10 pés cúbicos / minuto e leia o nível de vácuo. Sendo assim, um bom regulador mantém o nível de vácuo dentro de 0,6 polegada do ponto de ajuste quando 90% da reserva do sistema é admitida.
O regulador de vácuo modelo Equilibar funciona de maneira diferente dos modelos de reguladores tradicionais. A única peça movível é um diafragma flexível. Um sinal pontual piloto é aplicado na lateral deste diafragma. Este diafragma veda diretamente vários orifícios para controlar o principal fluxo do processo.
6° Tempo de ordenha: para vacas de alta produção, uma meta a ser obtida é ordenhar os primeiros 12.
Em sistemas convencionais, ordenham-se as vacas duas vezes diariamente. Sabemos que a frequência de ordenha afeta a produção de leite, e no caso de aumentar o número de ordenhas, geralmente falamos em fugir do convencional (duas vezes) para a frequência de três vezes/dia, buscando elevar a produção de leite.
Na ordenha manual, o leite é retirado pelas mãos do ordenhador em um balde. A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, o coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.
Geralmente, a ordenhadeira mecânica é acionada por um único comando feito em um painel de controle. Assim que é ligada, a unidade de vácuo passa a operar. Desse momento em diante, basta colocar os conjuntos de ordenha nos quatro tetos e esperar que o leite seja coletado.
O transferidor de Leite PRSUL, consiste em um aparelho que recebe o leite coletado pelos conjuntos de ordenha, os quais são instalados na tampa do mesmo, e através de um sensor de nível ligado a uma bomba de leite, sanitária, transfere o leite para o resfriador através de uma mangueira específica para passar o leite.
Passo a Passo: Como tirar leite materno (técnica manual)
Logo após o nascimento, os bezerros são arrastados para longe de suas mães para nunca mais vê-las. Cada vaca terá que passar por esse processo doloroso todos os anos de sua vida. O leite que ela produz para seu bezerro é retirado dele e vendido para os consumidores.
Ritireiro ou retireiro é o profissional que tira leite das vacas, cabras, ovelhas: o ordenhador.
Se não tirarmos o leite da vaca ela morre.